sexta-feira, maio 12, 2006

Bento XVI e casamento de homossexuais

Matrimónio não é equiparável a outras formas de união
Alertas de Bento XVI no Vaticano
.Bento XVI pediu hoje que se evite qualquer "confusão" entre o casamento e "outros tipos de união baseados num amor débil", como as uniões de facto ou as uniões homossexuais.“A diferença sexual que conota o corpo do homem e da mulher não é um simples dado biológico, mas reveste-se de um significado bem mais profundo: exprime aquela forma de amor com que o homem e a mulher se tornam uma só carne, podendo realizar uma autêntica comunhão de pessoas abertas à transmissão da vida e cooperam, assim, com Deus para a geração de novos seres humanos”, disse o Papa, falando no Vaticano aos participantes de um Congresso Internacional sobre a família e o matrimónio."Só a rocha do amor total e irrevogável entre homem e mulher é capaz de fundar a construção de uma sociedade que se converta em casa para todos os homens", acrescentou.Bento XVI lembrou os ensinamentos de João Paulo II sobre o amor e pediu a superação de "uma concepção privada do amor, hoje tão difundida". "A comunhão da vida e do amor, que é o casamento, configura-se, assim, como um autêntico bem para a sociedade", sustentou o Papa.O Instituto Pontifício João Paulo II para os estudos sobre Matrimónio e Família, da Universidade Pontifícia Lateranense, promove por estes dias o Congresso “A herança de João Paulo II sobre o matrimónio e a família: amar o amor humano”.Bento XVI lembrou que no dia 13 de Maio de 1981, em que sofreu um atentado contra a sua vida, João Paulo II preparava-se exactamente para anunciar a criação deste Instituto. O Papa referiu-se a dois elementos que caracterizam “a novidade do ensinamento de João Paulo II sobre o amor humano”: primeiro, que o matrimónio e a família têm a sua raiz “no núcleo mais íntimo da verdade sobre o homem e o seu destino”; segundo, que em Cristo “se manifesta também a verdade plena da vocação do amor humano”.Lembrando a sua primeira encíclica, "Deus caritas est", Bento XVI sublinhou que “a estreita relação que existe entre a imagem de Deus Amor e o amor humano permite-nos perceber que à imagem do Deus monoteísta corresponde o matrimónio monogâmico”..Internacional Octávio Carmo 11/05/2006 15:28 2091 Caracteres
Copyright© Agência Ecclesia

Abaixo os moralistas e os éticos!

Não é o género de frase que se espera encontrar num Blog católico, pois nao? No entanto é a frase (ou slogan) mais católica que se pode conceber...! (se tiver dúvidas leia o "Vorazmente teu" de C.S. Lewis, editado pela Grifo e com alguns exemplares ainda à venda na Paróquia do Alto do Lumiar). Senão veja-se:

DUAS QUESTÕES ÉTICAS

a) Primeira questão:
Suponhamos que conhece uma mulher que está grávida, mas que já tem8 filhos, dos quais 3 são surdos, 2 cegos e um retardado mental.
Além disso a mulher tem sífilis.
Recomendaria que ela fizesse um aborto?
Responda mentalmente, depois leia a segunda questão.

b) Segunda questão:
Está na hora de eleger o Presidente do Mundo, e o seu voto é determinante.
Os dados dos três principais candidatos:
O candidato A está associado a políticos corruptos e consulta astrólogos.Tem duas amantes. Fuma como uma chaminé e bebe oito a dez martinis por dia.
O candidato B já foi destituído duas vezes, dorme até ao meio-dia, fumava ópio na escola e bebe um quarto de litro de whisky todas as noites.
O candidato C é um herói de guerra condecorado. É vegetariano,ocasionalmente toma uma cerveja e nunca teve casos extraconjugais.
Entre esses três candidatos, qual escolheria? (responda honestamente)
Provavelmente o...... candidato C
Veja agora a chave:
O candidato A - era o Franklin D. Roosevelt
O candidato B - foi nem mais nem menos o Winston Churchill
O candidato C - era só o Adolf Hitlere
A propósito:
A respeito da questão do aborto:
Se respondeu "sim", saiba que acaba de matar Beethoven...

O Papa Joao Paulo II, o Padre Nuno Serras Pereira e uma belissima proposta de serão

PORTUGAL EM MISSÃO
JOVENS PROFISSIONAIS CATÓLICOS

DOCUMENTÁRIO / PALESTRA sobre PAPA JOÃO PAULO II

Para celebrar o aniversário de nascimento do Papa João Paulo II, a associação Portugal em Missão – Jovens Profissionais Católicos tem a honra de convidar V. Exª para assistir ao documentário “Papa João Paulo II – Uma vida. Uma obra”, seguido de palestra realizada pelo Padre Nuno Serras Pereira.
O Papa João Paulo II, cuja vida e obra foram impressionantes, marcou com o seu carisma, não só, toda a Igreja, mas também, o mundo inteiro. O documentário (projecção em ecrã 2,5m x 2,5m) mostra, com clareza e duma forma resumida, as fases principais da vida e da obra do Papa João Paulo II. Na palestra, o Padre Nuno Serras Pereira, com base no documentário, desenvolverá os pontos principais da vida e da obra deste grande Papa e responderá às perguntas que a assistência for colocando.
Para os que estiverem interessados em ir à Missa no dia 18 de Maio, para rezar pelo Papa João Paulo II, o nosso blog (http://pm-jpc.blogspot.com/) apresenta ligação a site com missas diárias
Local/data: Igreja de São Nicolau (sala grande), no dia 18 de Maio (5ª feira), pelas 21h15m
Duração: Documentário (1 hora) e palestra (30 minutos)
Entrada livre

terça-feira, maio 09, 2006

O Ministro da Saúde, os espanhois e o fecho de maternidades

Dizem hoje as rádios que vai fechar a Maternidade de Elvas. E que o Ministério da Saúde já fez um acordo com clinicas espanholas para receberem as grávidas portuguesas daquela zona. Espero não se tenham enganado lá no Ministério e as clinicas contratadas não sejam aquelas em que se faz aborto e a quem o mesmo Ministro já recebeu em Lisboa...

segunda-feira, maio 01, 2006

Arcebispo de Évora assinou a Petição a favor de um Referendo da Procriação Artificial

Como sempre um facto desta importância, não mereceu uma linha sequer nos media...

E no entanto este disse:

"Assinei a petição [do referendo sobre "PMA"] como cidadão, convicto de que estou a dar um contributo para a felicidade dos homens, meus e para o bem do meu País. É um meu dever e um meu direito. Mas assinei também como bispo, na consciência de que a Igreja tem de estar na primeira linha da defesa dos direitos humanos. Espero que todos colaborem nesta iniciativa. É um imperativo humano e um imperativo de fé cristã.
D. Maurílio G., Arcebispo de Évora"

O texto integral desta entrevista está no número 2 da Newsletter desta campanha, em www.referendo-pma.org (na secção campanha do referendo).

Muita surpresa vai haver no mundo político quando entregarmos as 75 mil assinaturas na Assembleia da República...! :-)

Uma oportunidade de perceber a cultura do relativismo

De perceber, no sentido de compreender o que o Papa Bento XVI quer dizer quando fala nessa cultura e nesse relativismo. A oportunidade é dada pelo meu amigo Padre Duarte da Cunha que sobre o tema fez um interessantíssimo ciclo que se encerra, amanhã (Terça, 9 de Maio) assim:

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo e Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano
Ciclo de Conferências: O Relativismo e o Esplendor da Verdade
Dia 3 de Maio - 21.30
A Cultura do relativismo: Arte, literatura e Ciência…Doutora Maria do Rosário Lupi BeloDoutor Henrique LeitãoArquitecto Pedro Marques de Abreu
Salão Paroquial de Nossa Senhora do Carmo – Alto do Lumiar
Esquina da Av. M. Helena Vieira da Silva com R. Raul Mesnier du Ponsard perto da Alameda das Linhas de Torres
Texto que acompanha este aviso:
Quantos ventos de doutrina conhecemos nestes últimos decénios, quantas correntes ideológicas, quantas modas do pensamento... A pequena barca do pensamento de muitos cristãos foi muitas vezes agitada por estas ondas lançada de um extremo ao outro: do marxismo ao liberalismo, até à libertinagem, ao colectivismo radical; do ateísmo a um vago misticismo religioso; do agnosticismo ao sincretismo e por aí adiante. Cada dia, surgem novas seitas e realiza-se quanto diz São Paulo acerca do engano dos homens, da astúcia que tende a levar ao erro (cf. Ef 4, 14). Ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, muitas vezes é classificado como fundamentalismo. Enquanto o relativismo, isto é, deixar-se levar "aqui e além por qualquer vento de doutrina", aparece como a única atitude à altura dos tempos hodiernos. Vai-se constituindo uma ditadura do relativismo que nada reconhece como definitivo e que deixa como última medida apenas o próprio eu e as suas vontades.

Uma grande frase!

Recebi esta hà pouco:
"Nunca digas a Deus que tens um grande problema.
Antes diz ao problema que tens um grande Deus."
Numa altura da minha vida em que um grande problema encontrou soluçao e outro novo chegou, há muito conforto nesta frase.