sábado, agosto 05, 2006

A notícia vinha no DN de 25 de Julho e vem demonstrar que há mais juízo nas instituições europeias (surpreendentemente, vistos os lobbies que lá andam) do que nas cabecinhas do Ministro Mariano Gago (leiam o livro "Conquistadores de Almas" de Pinto de Sá, este ano editado na Guerra e Paz, e ficam a perceber o personagem...) ou dos deputados que aprovaram a lei celerada da pma (cujo texto publicado em DR pode ser visto em www.referendo-pma.org ). Reza assim:

"UE só apoia investigação sem destruição de embriões
Fernando de Sousa Bruxelas
A União Europeia aprovou ontem o financiamento de investigação científica com células estaminais embrionária. Mas impôs restrições rigorosas: não serão concedidos apoios a projectos que prevejam a destruição de embriões humanos para obtenção de células estaminais. Ou seja, terão de ser utilizadas linhas de células já existentes ou células estaminais adultas. Esta decisão foi tomada num conselho extraordinário de ministros da Investigação, em Bruxelas, e permitiu a aprovação do VII Programa -Quadro de Investigação da UE para 2007/13, com um orçamento total de 50.521 milhões de euros.O debate sobre a utilização de células estaminais sempre se mostrou de grande sensibilidade ética e política. Por esse motivo, o compromisso obtido só foi possível com a aprovação simultânea de um número considerável de limitações.O financiamento não incluirá, assim, a criação de embriões apenas com fins de investigação ou para conseguir células estaminais, a clonagem humana com fins reprodutivos, ou a investigação para modificar a herança genética dos seres humanos."
Se tivesse sido o Bush a decidir deste modo, caíam o Carmo e a Trindade! :-)

sexta-feira, agosto 04, 2006

Bebê sobrevivente de um aborto é assassinado nos EUA

Bebê sobrevivente de um aborto é assassinado nos EUA
MIAMI, 01 Ago. 06 (ACI) .
Um centro abortivo foi fechado pela polícia local na sexta-feira passada depois do assassinato de um bebê que sobreviveu a um aborto fracassado, depois que a jovem mãe o deu à luz quando pensava que já tinha sido abortado no dia anterior.
Segundo informa o site pró-vida LifeNews.com, testemunhas informaram que uma jovem não identificada de 18 anos e com 23 semanas de gestação foi ao Gynecologists Diagnostic Center, em Hialeah, para se submeter a um aborto. A polícia local explicou que a garota chegou para que lhe praticassem um aborto na quinta-feira passada e teve que voltar na sexta-feira, pois sentia fortes dores no estômago. Na clínica foi informada que devia esperar porque não havia quem a atendesse. Enquanto esperava, a menina deu à luz o bebê que pensou tinha sido abortado no dia anterior.
"Os funcionários cortaram o cordão umbilical, puseram o bebê em uma sacola e foram embora", relatou Ralph García, habitante de Hialeah, onde está localizado o centro abortivo. As autoridades informaram que receberam uma ligação anônima, provavelmente de um empregado do centro de abortos, onde lhes alertava do nascimento e posterior assassinato do bebê. Entretanto, quando a polícia chegou ao lugar do crime, não encontraram o corpo do bebê. Ao voltar na sexta-feira, pela segunda vez, os detetives o encontraram em uma sacola biodegradável, pelo que consideram que os empregados do centro abortivo esconderam o corpo para evitar sua detecção. O bebê media uns 40 centímetros e pesava aproximadamente um quilo e meio. Embora a autópsia tenha sido feita no sábado, os resultados sairão dentro de algumas semanas.
"Em 24 anos de serviço, nunca tinha visto um caso assim", expressou o detetive de Hialeah a cargo do caso, Tony Rodríguez. Por sua vez, o chefe da Polícia Local, Rolando Bolaño, ordenou o fechamento do Gynecologists Diagnostic Center enquanto o caso está sendo investigado. Belkis González é a dona deste centro abortivo e possui outro em Miramar, Flórida, que também tinha sido fechado no ano passado.

A Humildade: Evangelho do dia e comentário de João XXIII

Impressionou-me muito o comentário de João XXIII ao Evangelho de hoje. Ambos reproduzo aqui abaixo. É isto a grandeza da Igreja, da Fé e dos cristãos.

Evangelho segundo S. Mateus 13,54-58.
Tendo chegado à sua terra, ensinava os habitantes na sinagoga deles, de modo que todos se enchiam de assombro e diziam: «De onde lhe vem esta sabedoria e o poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não estão todas entre nós? De onde lhe vem, pois, tudo isto?» E estavam escandalizados por causa dele.
Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria e em sua casa.» E não fez ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquela gente.
Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Beato João XXIII (1881-1963), Papa
Diário da Alma, § 1901-1903

“Donde lhe vem tal sabedoria? Não é Ele o filho do carpinteiro?”
Sempre que penso no grande mistério da vida oculta e humilde de Jesus durante os seus primeiros 30 anos, o meu espírito sente-se confundido, e faltam-me as palavras. Ah!, é realmente evidente: perante lição tão luminosa, não são apenas os juízos do mundo, são também os juízos e a maneira de pensar de muitos eclesiásticos que parecem completamente falsos, e se encontram realmente no lado oposto.
Pela minha parte, confesso não ter ainda chegado a perceber. Na medida em que me conheço, tenho a impressão de não possuir senão uma aparência de humildade, e que o seu verdadeiro espírito, esse “amor pelo apagamento” de Jesus Cristo em Nazaré, o não conheço senão de nome. E dizer que Jesus passou trinta anos de vida oculta e que era Deus, que era “o esplendor da substância do Pai” (Hb 1, 3), que tinha vindo para salvar o mundo, e que fez tudo isso com o único fito de nos ensinar quão necessária é a humildade e quão necessário é praticá-la!
E eu, que sou tão pecador e tão miserável, não penso senão em me comprazer comigo mesmo, em me comprazer com êxitos que me valem um pouco de honra terrena; não sou capaz, sequer, de conceber o mais santo dos pensamentos, sem que para ele deslize a preocupação com a minha reputação perante os outros. […] Em suma, só com grande esforço consigo habituar-me a esta ideia do verdadeiro apagamento, tal como Jesus Cristo o praticou e me ensina a praticá-lo.