terça-feira, julho 04, 2006

L de lésbica

Ontem cheguei tarde a casa (depois de me consolar a ver o "Ritmo e Sedução" no cinema: um filme muito humano, óptimo para quem gosta de dança e para quem se interessa por educação) e dei uma espreitadela à série em referência. Condicionado pelo pouco que vi, algumas observações:
-inacreditável que seja transmitida em canal aberto (não apanhei nenhuma das ditas cenas a que os media se referem, mas acho péssimo andar a dar ideias...*);
- a série parece pensada para entreter lésbicas e homens que gostam de mulheres ;-) Todas girissimas, impossível não pensar: "que desperdício!". Isto é, como muitas vezes acontece, é um faz de conta "para entreter" que ilude a realidade: vidas irreais com pessoas irreais, dando por comum, o que é excepcional, totalmente limitadas na percepção do drama humano, numa vida em que não acontece o que acontece na vida de todos (doenças, acidentes, morte de amigos, problemas na educação dos filhos, encontros familiares, ocupação e stress profissionais, etc).
- quem é que no seu perfeito juízo, gostaria que as suas amigas, mulher, filhas, mãe e avó, fossem lésbicas?
* Explico-me para contrariar desde já a pergunta "você acha que alguma miuda ou mulher vai ficar lésbica por ver esta série?". A minha resposta é "Acho, há muitas probabilidades que tal aconteça. Por duas razões:
- é um dado da experiência humana que conhecer o significado de determinados actos ou factos, pode vir a provocar uma identificação do afecto e do instinto com esse significado, sendo que em caso contrário tal teria passado desapercebido e
- sobretudo os mais novos, num período de descoberta da própria sexualidade são influenciados, como nós fomos, pelas primeiras sensações, percepções, gratificações adquiridas. Se estas acontecerem nesse contexto pode bem dar-se que a sexualidade venha a ser marcada, influenciada, atravessada, por essas situações."

21 comentários:

  1. Anónimo5:39 p.m.

    O senhor é completamente demente!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:25 p.m.

    boa pergunta! porquê??? não terá por ventura dito o António Maria tudo aquilo que tanto pensamos e não dizemos? ora bem, eu apoio as suas críticas!

    ResponderEliminar
  3. demente.. só se for de(boa)mente

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4:00 a.m.

    Não!! Demente de atrasado mental! (Atrasado mental no sentido de quadrado, burro,etc., e não no sentido de deficiente mental, pois esses são cidadãos que, pelo que conheço, respeitam as outras pessoas e não andam a perseguir quem tenta viver a sua vida).

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:36 a.m.

    e assim como esses cidadãos respeitam os outros, o senhor também TEM OBRIGATORIAMENTE que respeitar a opinião de alguém cujas opiniões tanto interessam na nossa sociedade! Não é chamar demente a alguém que o senhor consegue mostrar a sua indignação... sejamos coerentes com aquilo que defendemos e não ataquemos injustamente pessoas de renome!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2:31 p.m.

    Renome??? Pffff... Este senhor persegue uma série de pessoas das nossas sociedades actuais, em nome de uma religião que, pela mão do Homem, foi perdendo toda a sua humanidade ao longo dos séculos. Será isto tolerância? Amor incondicional ao próximo?? Compreensão? Não me parece! E como tal, da mesma forma que me sinto ofendida pelos comentários do VIP de "renome" (lol) António Pinheiro Torres, tenho todo o direito de também exprimir que o acho uma pessoa completamente quadrada, demente, etc.. Não se trata de injustiça, trata-se da mesma liberdade de expressão de que este senhor abusa!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10:45 p.m.

    "Este senhor persegue uma série de pessoas das nossas sociedades actuais, em nome de uma religião"... quer explicar pf ??

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:53 p.m.

    Não. Se não concorda, problema seu!

    ResponderEliminar
  9. No entanto valia a pena perceber porque e que comentarios como estes que aqui fiz são sentidos como perseguição. Por duas razões: primeiro porque e chato incomodar outras pessoas sem que o proposito seja esse e convem apurar se estamos perante hipersensibilidade ou o que. Depois porque de considerar perseguição a achar que abuso da liberdade e um passo e foi sempre por caminhos como estes que se tentaram calar outras pessoas ao longo da historia da humanidade (ou ate alegando que quem pensa de certa forma e demente ou doente psiquiatrico e por isso passivel de internamento psiquiatrico, como acontecia na Russia comunista...). Vamos pois ao debate e sem medo! Demente, porque? Perseguidos, como?

    ResponderEliminar
  10. No entanto valia a pena perceber porque e que comentarios como estes que aqui fiz são sentidos como perseguição. Por duas razões: primeiro porque e chato incomodar outras pessoas sem que o proposito seja esse e convem apurar se estamos perante hipersensibilidade ou o que. Depois porque de considerar perseguição a achar que abuso da liberdade e um passo e foi sempre por caminhos como estes que se tentaram calar outras pessoas ao longo da historia da humanidade (ou ate alegando que quem pensa de certa forma e demente ou doente psiquiatrico e por isso passivel de internamento psiquiatrico, como acontecia na Russia comunista...). Vamos pois ao debate e sem medo! Demente, porque? Perseguidos, como?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8:57 p.m.

    ai está!! uma resposta genial dada por um homem brilhante!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo10:38 p.m.

    Não sei onde está o génio e o brilho de uma pessoa completamente quadrada, como é o caso!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3:44 p.m.

    o senhor defende as suas teorias atacando os outros.. muito fácil sim senhor! o dificil é explicar porque as defendemos, com convicção, como faz o AMPT. Faça um favor a si mesmo: pense,formule raciocinios coerentes e exponha esse reciocínios!Terei mto prazer a ler,se esses não tiverem como objectivo ataques infundados e inexplicados! obgd !

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:02 p.m.

    Raciocínio:
    Que mal tem duas pessoas do mesmo sexo, que se amam, que vivem uma relação saudável e feliz, casarem e acederem aos mesmos direitos que teriam se casassem com uma pessoa de sexo diferente?
    Raciocínio:
    Que mal tem as mesmas pessoas que, frequentemente(engana-se quem pesa o contrário), têm capacidade financeira e equilibrio psicológico suficientes, bem como bastante amor para dar, adoptarem uma criança, educá-la e dando-lhe uma vida totalmente diferente da que teria numa qualquer instituição?
    Raciocínio:
    Porque é que, persistentemente, perseguem (neste site) estas pessoas, que pagam os seus impostos, trabalham, educam-se, cultivam-se e que, no fundo, apenas tentam ser felizes como toda a gente?
    Raciocínio:
    Este blog está cheio de ideias preconceituosas, pré-concebidas, erradas e deturpadas da realidade. Acima de tudo, há que ter compreensão. Não andamos todos atrás do mesmo???
    Raciocínio:
    Sei que, mesmo que escrevesse eternamente comentários neste blog, jamais conseguiria sequer pôr os fiéis seguidores de AMPT e o próprio a pensar pelas suas próprias cabeças e a serem realistas! Wake up to rela world!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11:50 p.m.

    agradeço imenso ter exposto os seus raciocinios com clareza e precisão! respeito a sua opinião, e como vê não é necessário insultar ng para ser ouvido! espero que continue a dar a sua opinião como finalmente fez,ou seja,com educação, pois eu terei todo o gosto de ler e se,eventualmente,discordar com algo, iniciarmos uma discussão civilizada! é isso que é preciso meu amigo, civismo,independentemente de sexo,raça,credos religiosos,etc! o meu Deus ensina-me que devo Amar todo o próximo independentemente tudo, mas também que o devo respeitar! e eu, acredite ou não, respeito-o !

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9:09 p.m.

    Os seus comentários não demonstram nem respeito, nem compreensão. Sente-se ofendido por lhe chamar quadrado? Paciência, também me sinto ofendida com muitas das coisas que leio no seu blog! Respeito é ter sensibilidade para nos sabermos colocar no lugar do outro; tb lhe pode chamar de empatia, se preferir. É isto que o meu Deus me ensina!

    ResponderEliminar
  17. Cara Comentadora:
    Um esclarecimento. Assino sempre os meus comentários e por isso o penultimo a que respondeu, não é meu.
    De qualquer das formas não me ofendo com o quadrado. Não acho ofensivo e quem publica na net, arrsca-se a ouvir disto (na melhor das hipoteses... :-)
    Atrevo-me a comentar os seus raciocinios. Ponho cada um e depois respondo.
    Cumprimentos!
    Raciocínio:
    Que mal tem duas pessoas do mesmo sexo, que se amam, que vivem uma relação saudável e feliz, casarem e acederem aos mesmos direitos que teriam se casassem com uma pessoa de sexo diferente?
    Lamento, casar quer dizer complementar/encaixar e está reservado a homem-mulher. Toda a tutela juridica que é procurada (sucessões, direito de visita, arrendamento, etc.) deve ser resolvido nos institutos proprios.
    Raciocínio:
    Que mal tem as mesmas pessoas que, frequentemente(engana-se quem pesa o contrário), têm capacidade financeira e equilibrio psicológico suficientes, bem como bastante amor para dar, adoptarem uma criança, educá-la e dando-lhe uma vida totalmente diferente da que teria numa qualquer instituição?
    Percebo que para quem viva com normalidade e equilibrio uma relação homossexual, já não suscite estranheza a mesma. Mas queira-se ou não, o normal desenvolvimento da criança (em circunstâncias normais, isto é estatisticamente frequentes, que corresponde a duas pessoas, um homem e uma mulher, estarem juntas)pede o confronto com dois sexos. Queira-se ou não, ao Sábado de manhã, a criança procurar a cama dos pais e encontrar dois homens ou duas mulheres abraçadas, não é saudável. Sorry...
    Raciocínio:
    Porque é que, persistentemente, perseguem (neste site) estas pessoas, que pagam os seus impostos, trabalham, educam-se, cultivam-se e que, no fundo, apenas tentam ser felizes como toda a gente?
    O termo perseguir parece-me excessivo. Limito-me a ajuizar (não no sentido de julgar como juiz, nem se calhar no sentido de ter juízo...:-)sobre o que se vai passando na nossa sociedade. Onde uma cultura de imposição da homossexualidade está em curso e com a qual eu estou em desacordo.
    Raciocínio:
    Este blog está cheio de ideias preconceituosas, pré-concebidas, erradas e deturpadas da realidade. Acima de tudo, há que ter compreensão. Não andamos todos atrás do mesmo???
    O facto de pensar como penso, não afasta a compreensão (o que até soa um pouco paternalistico, eu, se fosse homossexual, estava-me nas tintas para a compreensão, faria o que entendesse e, citando Roberto Carlos, "que o resto vá para o inferno"...).
    Diz aqui é uma grande verdade e atrevo-me a recomendar-lhe um livro ("O Sentido Religioso" de Luigi Giussani, editado pela Verbo). Andamos todos atrás do mesmo. Os nossos corações são iguais: um desejo ilimitado de paz, justiça, bondade, beleza e verdade. Embora provavelmente lhe cause estranheza, o meu e o seu coração estão feitos da mesma maneira. O que nos distingue é o caminho que fazemos para responder a esses desejos do nosso coração.
    Raciocínio:
    Sei que, mesmo que escrevesse eternamente comentários neste blog, jamais conseguiria sequer pôr os fiéis seguidores de AMPT e o próprio a pensar pelas suas próprias cabeças e a serem realistas! Wake up to rela world!!
    Apetecia-me aqui citar um Padre amigo que uma vez dizia: "já reparararam como aqueles que dizem que pensam pela própria cabeça, dizem todos a mesma coisa?"... :-)
    Eu sei, que há um "real world". Eu sei que digo coisas contra-corrente na sociedade de hoje em dia. Não vejo porém que as pessoas estejam por isso mais felizes e seja melhor viver hoje do que já foi noutros tempos (descontado o progresso tecnológico)...
    Um abraço e obrigado pelos seus comentários!

    11:02 PM

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4:31 p.m.

    Um abraço e meta os seus comentários pelo cu acima!! Vai ver que, se calhar, até gosta!!! (desculpe a má criação mas, como em tudo na vida, chegamos a um ponto em que não vale a pena insistir e, por isso, mandamos as coisas à merda! O sr sabe que é uma questão de tempo! As coisas vão mudar inevitavelmente. Por isso, anime-se e deixe de ser tão rancoroso com as pessoas que são "(a)normais" - do seu ponto de vista, claro!!).

    ResponderEliminar
  19. Como pede desculpa pelo "desabafo" não me vou deter nele. Percebo perfeitamente: as vezes apetece mesmo mandar tudo para a pqop!:-)
    Que as coisas estão a mudar é um facto. Que elas parecem mudar na direcção que aponta, também me parece evidente. Já houve outros momentos assim na história da humanidade. Foram aqueles momentos em que se afundaram as traves e as portas. E em que só ficaram cinzas.
    Mas ao contrario do que pensa, estou animadissimo. A Igreja católica nunca esteve tão viva como hoje, mais pequena é certo,mas cheia de vitalidade, convicta e sobretudo feliz! Não lhe passa pela cabeça a vida que há nas nossas comunidades, a forma como vivem os nossos doentes, a forma como a morte é recebida e acolhida, estamos cheios de filhos (um bocado atrapalhados é certo, mas quem tem filhos tem cadilhos)e a nossa militância nunca foi tão boa, os nossos padres dão gosto ea vida consagrada (dentro e fora da clausura) um espectaculo de humanidade. Daí não nasce nenhum rancor, mas sim um grande amor por cada homem e mulher, uma certeza de que Deus nos ama a todos e nos quer bem, de que podemos já gozar o céu aqui na terra e que a eternidade é um sitio bom para se viver. Por isso, sempre que quiser, cá estou para conversarmos. Um abraço e muito obrigado pelos seus comentários!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2:48 p.m.

    Não tem de quê! Sabe, muitas vezes vivemos onde queremos viver (chama-se esquizofrenia ou até mesmo autismo). A felicidade é algo de muito subjectivo. Acredite que fico muito contente por o sr estar tão de bem com a vida! É tão lindo viver nesse mundo que o sr descreve! Por acaso não viu por aí a Branca de Neve, ou a Cinderella?

    ResponderEliminar