sábado, dezembro 26, 2009

Um Santo Natal! (atrazado mas para a quadra ;-)

Completamente absorvido pela campanha do referendo ao casamento o que ocasiona divertidas ocasiões de ver como desde há dois meses uma campanha organizada tenta pôr a Igreja católica fora do debate, confundir os católicos (tarefa debalde: o nosso povo reconhece-se e reconhece o que é seu e o que importa mesmo) e no fundo ocultar o que teme,ignorando até que a mobilização está muito mais ampla do que apenas a estes, nem tempo tenho tido para escrever aqui e ontem passou o dia sem os tradicionais votos da época. Mas estamos sempre a tempo. Como ensina este email recebido do meu amigo Vasco Mina:

"Há muitos anos, ainda solteiro e de férias em Cem Soldos, encontrei a Trindade à porta da Igreja. Estava uma linda manhã de Sol primaveril a puxar à conversa. A Trindade tinha trabalhado durante largos anos em casa dos meus futuros sogros e era uma típica aldeã sempre vestida de preto e cheia de afecto para aqueles a quem via como protectores (no caso, a Rosarinho e a sua família). Ao ver-nos, perguntou quase de imediato: “Então quando casam?”

Eu dei a resposta típica do rapazinho de cidade que se acha culto e cheio de explicação para tudo: “Oh Trindade! É uma questão de tempo!”. A Trindade, com aquele ar que parecia básico aos olhos de quem vinha da cidade, era de resposta rápida: “ Mas o tempo está bom! É de aproveitar!”

Foi para mim uma lição de humildade e também me serviu para estar mais atento ao que é óbvio, sem complicações e outras coisas afins.

Tenho andado, desde o início do Advento, com uma preocupação em preparar bem o Natal, em viver adequadamente este tempo, tratando dos presentes a tempo e horas, procurando textos cheios de “significado”, etc., etc. Como que “ desta vez é que é!”

Só que, mais uma vez, não foi como deveria ter sido. “ Mas o tempo está bom! É de aproveitar!” Esta resposta da Trindade, com a sua genuína sabedoria, vem a propósito. O tempo até está chuvoso e com algum frio, mas o Menino vai Nascer e, assim, muito simplesmente, celebremos este acontecimento. Haja festa e alegria!

Um Santo Natal para todos!"

Sem comentários: