quinta-feira, junho 23, 2011

Primárias nos partidos: proposta de Assis e PSD

Francisco Assis veio defender a realização no PS de eleições primárias para escolha dos candidatos em autárquicas e legislativas. Estranhamente do lado de Seguro veio uma contraposição á ideia, segundo o i de hoje. Escrevo estranhamente porque Seguro tem um trabalho notável no parlamento, sobretudo nas duas últimas legislaturas, no sentido de uma maior accountability dos deputados perante os eleitores e do Governo perante a AR e tem sempre defendido reformas no sentido de assegurar ao nosso sistema político mais transparência e democraticidade...
Desde há muito que defendo a realização de primárias e espero com muitos outros pela oportunidade que no próximo Congresso do PSD haverá de no debate dos estatutos começar a fazer vingar esta ideia. E assim dar a possibilidade a qualquer militante do partido de dizer: "eu gostava de me apresentar a eleições, com este tal programa, para fazer isto ou aquilo".
Na verdade a alternativa é o sistema actual de nomeação como candidatos (a deputados ou a autarcas) dos amiguinhos do círculo do poder, por vezes gente com base eleitoral própria, e outras vezes gente em quem nem a própria família votaria...lol!
O que traz à colação a excelente proposta de Passos Coelho de permitir o voto de preferência (isto é quando se vota num partido, tem-se a possibilidade de indicar da lista apresentada, qual preferimos) na próxima reforma do sistema eleitoral. Aí é que se vai ver quem vale votos ou não...! ;-)

Sem comentários: