terça-feira, março 23, 2004

Reunião de há pouco da Comissão do Trábalho e dos Assuntos Sociais: agendada a discussão na especialidade da Lei de Bases da Família e também da regulamentação do Código de Trabalho. Por trás destas simples menções está uma lista enorme de tarefas e muitas horas de trabalho: investigação do assunto (com a ajuda dos assessores da área), apresentar propostas de alteração, estudar as dos outros partidos, concertar posições entre partidos e com os ministérios respectivos (no caso das bancadas que apoiam o governo), reuniões de preparação dos debates, discussão na comissão dessas propostas e votações, algumas discussões processuais e também momentos de humor e descontracção.
Em termos de relação com o eleitorado, existe um "problema":este trabalho é completamente invisivel dos eleitores...
E em boa verdade também é quase invisivel no interior de um grupo parlamentar onde as grandes fontes de "brilho" do deputado são a participação em debates no plenário, as intervenções em PAOD ou os seus reflexos na comunicação social.
Que se ganha? Um conhecimento aturado dos dossiers e da legislação e também do processo de feitura das leis, a oportunidade de em um pequeno pormenor introduzir uma melhoria assinalavel (tecnica ou política), um muito dificilmente explicável sentimento de paternidade em relação àquelas leis em cuja feitura se participou.
E sobretudo a consciência e a paz de um trabalho bem feito, o que dá muita satisfação!

Sem comentários: