quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Notas sobre números aborto e consentimento informado

1. Números oficiais da Direcção Geral de Saúde entregues em mão pela mesma ao grupo dos Juntos pela Vida no decurso de uma reunião na passada Sexta. Notas: a apreciação da DGS sobre os números é positiva porque comparam os 6 mil abortos legais de 6 meses com as expectativas que tinham seja em quantidade seja em quem o iria fazer (descobriram agora que os números estavam inflacionados pela propaganda do SIM e surpresa! que só ½ % são de adolescentes…)
Outras: 1/3 dos abortos é no privado e enquanto no público predomina o medicamentoso, no privado impera (90 e tal %) o cirúrgico (mais rendoso…).

2. Resultado prático da reunião da Associação Juntos pela Vida com a DGS: tornou-se patente ao país e eles não conseguiram responder nem mais tarde na TSF que o consentimento informado proposto às mulheres que vão abortar se baseia em literatura cientifica velha de 10 a 20 anos e que posteriormente já foram editados à volta de 500 estudos sobre os riscos para a saúde física e psíquica da mulher do aborto legal (não apenas do ilegal ao qual não me refiro aqui)! Mais informações sobre isto: no You Tube, o histórico em http://www.lisbonmedicalconference.net/PT/contacto.htm e, sobretudo, no site das Mulheres em Acção.

Sem comentários: