sexta-feira, março 05, 2010

A Câmara de Lisboa e o palco para o Papa

O Vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa (António Carlos Monteiro) esta semana na respectiva reunião teve uma excelente intervenção questionando o executivo camarário sobre por que razão não ajuda a edilidade com os seus próprios meios a realização da Missa do Papa no Terreiro do Paço. As notícias abaixo dão conta disso:

http://www.cds.pt/rubricas.aspx?id_seccao=45&id_rubrica=2913

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=438575

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=94050

1 comentário:

Cristina Viegas (agora transcrevo eu) disse...

Aqui vai a transcrição de um post colocado por Raúl Almeida deputado do CDS que resolveu assim manifestar o seu acordo com o manifesto enviado por mim e mais amigos exigindo uma explicação por parte do Snr. Primeiro Ministro.

"terça-feira, 16 de Março de 2010
Incoerência e discriminação

Publico aqui hoje um e-mail que acabou de me chegar. Por ser uma justa descrição da incoerência e comportamento discriminatório do Primeiro-Ministro, subscrevo na íntegra este manifesto.

Exmos. Senhores Deputados

Assistimos ontém à presença do Senhor Primeiro Ministro na Cerimónia que assinalou o 25º Aniversário da Mesquita de Lisboa.
Interpelado pelos jornalistas pelo facto de estar nesta cerimónia já que o estado português é laico. José Sócrates respondeu e muito bem, que o estado é laico mas a sociedade não o é.
Ora esta resposta vem de alguém, que sendo nosso primeiro ministro se recusou a participar na cerimónia do funeral de Sua Santidade João Paulo II, na cerimónia de canonização de D. Nuno Álvares Pereira e vem da mesma pessoa que nem sequer esteve presente na cerimónia que assinalou os 50 anos do Cristo Rei. E com que argumento? O de que "o estado é laico."
Mais relembro, que António Costa recusou-se há bem pouco tempo a apoiar a construção do altar que acolherá a missa em Lisboa presidida por Sua Santidade o Papa Bento XVI, dando como desculpa o mesmo argumento a de que "o estado é laico".
Ora o que nos parece, a todos nós que nos juntámos para escrever aos Snrs. deputados demonstrando a nossa indignação, é que José Sócrates ao tomar as atitudes que tomou há bem pouco tempo não participando nas cerimónias da Igreja Católica e ao participar nesta cerimónia de ontém, está a desrespeitar totalmente o povo português que é maioritariamente católico e cristão. Afinal Snr. Primeiro Ministro e Snr. Deputados a sociedade não é laica!
Isto não passa de uma afronta principalmente quando o Senhor Primeiro Ministro afirma que há uma grande comunidade muçulmana em Portugal que devemos respeitar. Não dizemos o contrário. E a maioria do povo Snr.
Primeiro Ministro e Snr. deputados? Não devemos o mesmo respeito por parte do estado que se diz isento?
Tivesse o Senhor Primeiro Ministro participado numa qualquer cerimónia que atrás referimos e logo muitos se vinham insurgir (não esqueçamos do que foi dito quando o Sr. Presidente Cavaco Silva pôs a hipótese de ir à cerimónia de Canonização de D. Nuno Alvares Pereira)
É por estas situações e por outras muito graves que se estão a passar em Portugal que os portugueses começam agora a indignar-se. Felizmente os portugueses já não estão só a indignar-se porque lhe aumentam os impostos, os portugueses estão a começar a indignar-se com o ataque cada vez mais feroz que alguns grupos estão a fazer aos mais profundos sentimentos do povo português.
Deixamos este alerta aos Srs. Deputados por considerarmos lamentável a atitude do Snr. Primeiro Ministro. Não porque ele não possa participar nesta cerimónia ou na cerimónia de outra qualquer confissão religiosa, mas porque o mesmo Primeiro Ministro não tem a mesma atitude quando se trata de uma cerimónia ligada à Igreja Católica. Isso não é igualdade para todos- A isso sim chama-se descriminação e pior descriminação da maioria do povo português.

Os nossos cumprimentos "