domingo, junho 20, 2010

A proposta dos feriados

Com as reservas e cautelas de quem aprecia uma iniciativa legislativa de duas amigas (as Deputadas Teresa Venda e Maria do Rosário Carneiro) e depois de ler a mesma percebendo que existe um raciocinio lógico e fundamentos para a dita, não consigo porém concordar com elas...
E o núcleo das minhas objecções coincide com estas declarações de Manuel Alegre ao Público (nota para os teóricos da conspiração: esta coincidência de pontos de vista não está de modo nenhum relacionada com as presidenciais nem a a desilusão da decisão de não veto do actual PR! :-)
Ainda sobre esse argumento pertinente de que o valor simbólico da data se perde de alguma forma se pudermos mover o seu dia de celebração: imagine cada um se gosta de fazer anos num dia qualquer da semana, mas que toda a gente o ignorasse, reservando as felicitações para o fim-de-semana seguinte...!?
Ao qual acresce uma outra objecção, que reconheço pode não ser nem a mais inteligente, nem a mais pertinente, mas é a de que a existência das pontes é precisamente uma daquelas coisas que ainda faz de Portugal um país onde é agradável viver, com oportunidades de descanso e encontro familiar como já há em poucos lugares do mundo, possibilitando a ida à "santa terrinha" com uma frequência simpática, etc. E não sei mesmo se a vida mais feliz proporcionada pelas pontes não ajuda a que de um maior equílibrio humano, surjam homens mais capazes e por isso mais produtivos...?

Sem comentários: