segunda-feira, março 20, 2006

Das vantagens do correio electrónico na instrução do pessoal

Por vezes na caixa de correio caem algumas pérolas como esta há pouco recebida de uma amiga. Para quem pertence a um sector de intervenção civica e política em que a imaginação tem de ser muita (tão numerosas são as hordas dos oponentes e poderosa e esmagadora a sua força) sabe sempre bem verificar que mesmo nas situações mais apertadas há sempre uma possibilidade da pessoa se safar...! :-)
O texto é este:
"Conta uma antiga lenda que, na Idade Média, um homem muito virtuoso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na realidade, o verdadeiro autor era uma pessoa muito influente no reino e, por isso, desde o 1º momento se procurou um "bode expiatório", para encobrir o culpado. O homem foi levado a julgamento já sabendo que tinha escassas ou nulas oportunidades de escapar ao terrível veredicto: a forca! O juiz, também metido na trama, cuidou não obstante de dar todo o aspecto de um julgamento justo e, por isso, disse ao acusado:
- Conhecendo a tua fama de homem justo e devoto ao Senhor, vamos deixar nas mãos d'Ele o teu destino: vamos escrever em dois papeis separados as palavras "culpado" e "inocente". Tu escolherás e será a mão de Deus a que decidirá o teu destino.
Claro, o mau funcionário havia preparado dois papeis com a mesma palavra: "Culpado". E a pobre vitima, ainda sem conhecer os detalhes, dava conta de que o sistema proposto seria uma armadilha. Não havia escapatória. O juiz ordenou o homem a pegar num dos papeis dobrados. Este respirou profundamente, ficou em silencio uns quantos segundos com os olhos fechados e, quando a sala começava já a impacientar-se, abriu os olhos e, com um estranho sorriso, pegou num dos papeis e levando à boca o engoliu rapidamente.
Surpreendidos e indignados os presentes condenaram o acto veemente:
- Mas? Que fez?!? E agora??? Como vamos saber o veredicto?!
- É muito simples, respondeu o homem. É uma questão de ler o papel que resta, saberemos o que dizia o que engoli.
Com nítido incomodo e enjoo mal dissimulados, lá tiveram que libertar o acusado, e jamais voltaram a molesta-lo.

Moral da história, : por mais difícil que se nos apresente uma situação, nunca deixes de buscar a saída nem lutar até ao último momento. Sê criativo! Quando tudo pareça perdido, usa a imaginação pois, como costumava dizer Albert Einstein: " Nos momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento . "

Sem comentários: