terça-feira, outubro 26, 2010

Portugal a acabar: esperemos que não...!?

De um combatente do Ultramar e resistente anti-prec, pessoa que muito admiro, acabo de receber esta:
"A monarquia fez Portugal e criou um Império; a República acabou com o Império e está em vias de acabar com Portugal."
Carlos Azeredo (General)
Esperemos que não...!?
Mas lembrou-me aquela de um bom amigo meu que dizia que aquela frase de Nossa Senhora de Fátima "em Portugal nunca se desaparecerá o dogma da fé" era "porque Portugal vai durar pouco"...só não ponho um lol! porque o assunto não é para rir :-(

Arcebispo belga e a "justiça" da SIDA

Anda para aí uma chinfrineira com as declarações de um Arcebispo belga sobre a questão da SIDA num livro de entrevistas a dois jornalistas. Por cá foi o Público que agarrou a noticia que depois de lida se percebe não justifica os impropérios de que o Arcebispo foi seguidamente vitima.
Na verdade o que o Arcebispo de Bruxelas se limitou a dizer já eu o disse há muito tempo neste mesmo blog em post que já não consigo localizar por ao tempo não existir o sistema de etiquetas. Isto é que a suposição de que a SIDA surja como uma reacção do corpo da humanidade, vista como um todo, ao mau uso que do mesmo é feito a partir de determinadas práticas sexuais é inteiramente razoável.
Só uma manifesta má vontade extrai daqui que quer eu quer o Arcebispo André-Mutien Léonard achemos justo ou adequado (e isso sim, de facto é insultuoso da parte de quem de tal nos acusa), que alguém por uma determinada forma de vida adquira uma doença como a SIDA (ou qualquer outra) ou ignoremos que uma vez a doença existente esta não atinja também pessoas estranhas a essas práticas ou que nem sequer em contacto estiveram com quem o tenha feito uma vez ou habitualmente.
É mesmo ignorar o ânimo de um cristão (cujo primeiro mandamento é o de amar o próximo sem outra consideração se não a que resulta de estar em face de um filho de Deus e por isso um irmão) e até que, como o reconhecem todos os organismos internacionais, o maior prestador mundial de serviços de cuidado e assistência aos doentes de SIDA é a Igreja Católica...!
O emprego da palavra justiça tem pois este contexto que exemplifico: cortei-me com uma faca, a ferida daí resultante faz-lhe justiça (o resultado corresponde ao acto que a originou). Analogicamente admitindo que o corpo da humanidade, aqui pensada como um todo, a sua fisicidade, não esteja concebido, preparado, se coadune bem, com determinados actos (como, por exemplo a homossexualidade nas suas diversas manifestações), a doença daí resultante, no caso a SIDA, faz-lhe justiça, isto é corresponde o resultado ao acto. O que repito tratando-se de um juizo geral não se pode transpor para um juizo individual sendo que a plavra juizo aqui empregue não é no sentido de julgamento de tribunal mas de ajuizar da razão.
(quanto muito pode-se fazer a nivel individual um juizo de probabilidade como se dizia no inicio da doença e agora se está a verificar outra vez depois de um esforço titânico e ideológico de tentar separar as duas realidades)
Assim, podem disparar e de preferência façam-no sobre mim e não sobre o Arcebispo ;-)

sábado, outubro 23, 2010

Ainda o Domingo...

Sobre o que é o Domingo, vale a pena ver, no site do Centro de Cultura Católica do Porto, aqui.

Trabalhar ao Domingo...?

Quando tomei conhecimento da autorização da abertura de hipermercados ao Domingo senti um grande incómodo mas ocupado com tantas outras coisas não pude avançar no assunto.
As declarações de D. Jorge Ortiga reproduzidas pela Ecclesia dão-me porém ocasião de malgrado o meu apego pela liberdade (da sociedade, das pessoas, de mercado, religiosa, de educação, etc.) deixar registado o meu desconforto com esta medida e a sensação profunda de que algo se altera de forma irreversivel se o Domingo se transformar num dia igual a todos os outros...

terça-feira, outubro 19, 2010

Partido Comunista e proibição anuncios de prostituição

A noticia hoje de que o Partido Comunista pretende proibir anuncios de prostituição na imprensa é uma boa noticia que é aliás coerente com a história do partido no que a esta questão diz respeito.
E sem romantismos (basta ler Zita Seabra para saber o que tantas vezes a casa gasta) recorda-me um Padre meu amigo que nos idos de 1997 ou 1998 declarou para grande escândalo do jornalista que "o partido comunista é o único partido que se preocupa com a vida real das pessoas" embora o dissesse num outro contexto e na sequência de uma conversa que é agora impossivel reproduzir ;-)
Mas de facto sempre me impressionou como as femininistas fazem sempre de conta que o problema da prostituição em sentido amplo (uso da imagem da mulher como objecto de consumo) ou restrito não lhes diz respeito. O que origina um silêncio ensurdecedor na esquerda e um estranho desinteresse na direita...
Aguardemos pois qual será a posição dos restantes partidos na Assembleia da República, mas fica desde já declarado o meu total apoio à medida por todas as razões e mais alguma.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Portugal e os mineiros do Chile

A imaginação portuguesa não tem limites e rapidamente qualquer acontecimento de relevo se transforma em mote para aplicar à situação do país.
Assim não espanta que a saga dos mineiros do Chile (que entre outras coisas tem o mérito de mostrar a humanidade no seu melhor) já tenha aplicações à realidade portuguesa:
"Também sou mineiro … tirem-me daqui!"
"O que aconteceu no Chile pode ser útil aos portugueses: também eles precisam que os retirem do buraco bem fundo em que estão encerrados"
Lol!

terça-feira, outubro 12, 2010

Última hora: Cavaco e Mourinho

Acabei de receber esta de um amigo, num email de título "Última hora":
"Cavaco vai a Madrid pedir ao Mourinho que dirija o país até ao final da legislatura!"
Lol!

sexta-feira, outubro 08, 2010

Do Afonso Costa e da direita que temos...

Contava-me hoje a minha amiga Margarida Neto que o Afonso Costa terá dito em 1913 que "a direita não se convence, deixa-se vencer"...é tão verdade, tantas vezes na propriamente dita ou no centro-direita em Portugal...
Recordou-me a frase não sei de quem: "em Portugal temos a esquerda mais estupida da Europa, mas em Portugal, mais estupido do que a esquerda, só a direita..." ;-)
Enfim, desabafos...!
Já agora (e confundindo conceitos, mas o que interessa é a analogia)dizia o Lenine: "a burguesia fabrica as cordas com que se deixará enforcar"...
Fico pessimista com isso? Nem por sombras! Só dá mais ganas e gosto em combater! É como dizem os fuzileiros: "se a missão fosse fácil, estavam cá outros" lol!

quarta-feira, outubro 06, 2010

Humildade argentina...

A minha avó materna era Argentina(uma história que um dia contarei aqui). Consequentemente a minha mãe é 1/2 argentina e eu 1/4. Nesta história que uma amiga me enviou reconheci-me em algumas das aventuras politicas em que me envolvo...;-)

ARGENTINA DECLARA GUERRA À CHINA!!!

Após uma consulta popular "hecha en la Plaza de Mayo", a Argentina enviou
uma mensagem à República Popular da China:
"Chinos de mierda , maricons : les declaramos la guerra; tenemos 105
tanques, 47 aviones sanos, 4 barcos que navegan y 5.221 soldados".

O Estado chinês respondeu-lhes:
"Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios e
300 milhões de soldados. "

Ao que respondem os argentinos:
" Retiramos la declaración de guerra...
No tenemos como alojar tantos prisioneros".
LOL!

segunda-feira, outubro 04, 2010

Presidenciais ou de como o poder tenta abafar o que o incomoda...

É impressionante verificar como em todas as sondagens sobre presidenciais se omite sistematicamente fazer perguntas sobre candidatos alternativos a Cavaco Silva...nem sequer sobre aquele que até agora mais em foco tem estado como possibilidade, no caso, José Ribeiro e Castro...!?
Imagine-se só que à esquerda só havia um candidato e que de repente se perfilava outro no horizonte...alguém acredita que a sondagem deixaria de averiguar que acolhimento essa candidatura teria...?
Realmente o respeitinho é muito bonito e os "donos" do centro-direita não brincam em serviço...