quinta-feira, julho 12, 2007

Quanta beleza nasce da Igreja!

Enquanto vou digerindo a caixa postal vou ouvindo as cerimónias em Fátima.
E deparo-me com esta notícia:
"Férias para mães de pessoas com deficiência
Santuário de Fátima procura repetir êxito do ano passado, oferecendo todas as despesas envolvidas nesta iniciativa"
Quanta beleza, bondade e humanidade que nasce, cresce e se espalha pelo mundo através da Igreja!
Depois venham cá chatear-me com a Inquisição ou as Cruzadas ou o raio que o parta...! :-)

5 comentários:

Anónimo disse...

Na realidade é só beleza e bondade. Basta ver a forma como distribuem dinheiro pelos mais necesssitados...

"A Igreja Católica foi obrigada a pagar 660 milhões de dólares de indemnização às 500 vítimas de abusos sexuais cometidos por padres dos EUA. Os casos aconteceram ao longo dos últimos 60 anos na arquidiocese de Los Angeles (LA) na Califórnia. Esta é a maior indemnização alguma vez paga pela Igreja Católica." Fonte TVI

Isto para não falar de Fátima e da sua nova basílica, local humilde à imagem dos pastorinhos, 45 milhões de euros (mais coisa, menos coisa).

De facto não é preciso andar a chateá-lo com a Inquisição ou as Cruzadas.

Abraço,

Carlos

P.S. Também acho lindo que a Madeira não aplique as leis da Républica. O que achava ainda mais lindo era que declarasse a independência e nomeasse o Padre Frederico para bispo do Funchal.

Anónimo disse...

Não pode classificar o todo pelo conhecimento de um parte, seria o mesmo que dizer que o Mourinho é um mau treinador porque em 20 jogos, perdeu um. Repare que a Igreja é feita de Homens como eu, como você, que temos tantas qualidades quanto defeitos. O facto de a Igreja ter pago as indemnizações não significa que tenha sido culpada enquanto instituição, mas sim que nutre uma verdadeira preocupação por aqueles que mais precisam, sentindo uma profunda tristeza por estes e por alguns dos seus membros, que se comportaram de forma indigna.

Quanto ao Santuário, vejo que não é um assíduo frequentador, caso contrário já teria decerto sentido a necessidade urgente de um novo espaço, pela sobrelotação e falta de estruturas físicas de apoio, que muitas vezes se verifica.

Por último, gostaria apenas de lhe lançar um repto: arranje-me uma instituição laica que tenha feito mais pelos necessitados do que a Igreja Católica, nos últimos 2000 anos.

Catarina Matos Correia

Anónimo disse...

Só agora reparei nos seus comentários (aos meus comentários)que agradeço e aos quais gostaria de responder.

Dizer que "O facto de a Igreja ter pago as indemnizações não significa que tenha sido culpada enquanto instituição" é uma afirmação em que só a Catarina é que acredita, até porque, e ao contrário do que afirma, a Igreja esforça-se por ocultar e proteger os seus indignos representantes.

Por outro lado, o que diz em relação ao Mourinho (e dito dessa forma) é verdade mas eu devolvo-lhe a questão: Se no partido em que a Catarina votou nas últimas eleições se vier a descobrir que alguns dos seus mais destacados membros andam a desviar fundos com a conivência do presidente do partido, acha que volta a votar neles nas eleiçõs segiuntes? Eu não.

Quanto a Fátima, para além de já lá ter ido umas vezes, vejo televisão e sei a enorme afluêcia de pessoas nos dias mais importantes. O que eu acho ridiculo não é a "ampliação" antes a ostentação e o luxo envolvidos. Para a Igreja não é bom ser pobrezinho? Não são os ricos que têm difculdades em entrar no céu? Então para quê uma imponente e caríssima basílica quando tantos dos seus crentes passam fome? Será que há peregrinos VIP? Será que o bispos e os padres já se esqueceram dos votos de pobreza como (alguns) se esqueceram dos de castidade? Poderá sempre dizer que é demagogia, mas essa é uma verdade inquestionável que começa no Papa (e as suas férias de esqui no Inverno e os milhões de euros gastos só para a sua alimentação a ostras e caviar) e acaba nestes magnificos exemplos de pobreza e despojamento.

Por último, e em relação ao que a Igreja fez pelo Mundo nos últimos 2000 anos, acho que a Inquisição, as Cruzadas, ou mais recentemente, a conivência com alguns dos maiores criminosos da história da humanidade (que ainda persiste) são bons exemplos daquilo que a Igreja anda a fazer há 2000 anos. Agora até vende viagens low-cost...

Carlos

P.S. Então António, nunca mais nos brinda com mais um post? Abraço amigo.

Anónimo disse...

Ou mesmo chateá-lo com as contas que não aparecem da Plataforma Não Obrigado!

Antonio Pinheiro Torres disse...

Sobre as contas da campanha, veja-se por favor o meu post de ontem. Obrigada!