quarta-feira, dezembro 28, 2011

Rússia soviética: a impunidade histórica da esquerda

Ontem vi pela primeira vez o filme O Concerto. Um filme muito humano, comovente na história que conta, divertido por vezes, um enredo original e que prende do principio ao fim. O trailer está aqui.
Ao mesmo tempo o filme recorda o que foi a opressão brutal do regime comunista russo, dentro desta a perseguição aos judeus, a dor enorme e sem fim a que foram sujeitas durante quase 80 anos, populações inteiras, homens e mulheres concretas, mergulhadas num horror pelo triunfo de uma ideologia que se conta sem sombra de dúvidas na origem das maiores brutalidades (em quantidade e dimensão) da história humana.
Mas, no entanto, quem fala disso? Onde está o juizo histórico sobre esse período e até sobre os seus responsáveis (não me refiro sequer ao juizo penal)? O que me fez recordar uma vez mais como é possivel a esquerda se ter safado impune de toda a tragédia a que deu origem no século passado...é "de mestre"...!
Nota final: lembra o Público hoje que faz hoje anos (28 de Dezembro de 1973) que foi publicado em Paris o livro "O Arquipélago do Gulag" de Alexander Soljenitsine. É bom recordá-lo!

Sem comentários: