sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Justiça Popular: um artigo de Paulo Geraldo

Justiça popular

Nos casos em que crianças pequenas foram maltratadas e assassinadas, foi muito difícil impedir que multidões iradas exercessem a chamada "justiça popular" sobre os presumíveis culpados, frequentemente familiares, e conseguir que fossem julgados pelas autoridades. Ainda bem que se conseguiu impedi-lo, porque também uma pessoa carregada de culpas é uma vida, e tem sucedido muitas vezes que os anos passados na prisão purificam essas vidas e as nobilitam.
Mas essa reacção popular, instintiva e pouco pensada, mostra bem como trazemos dentro de nós uma aversão natural a actos desse género.
Sempre que uma pessoa adulta faz consciente e voluntariamente um mal a uma criança, manifesta que não é senão lixo humano. Independentemente de esse adulto ser homem ou mulher, rico ou pobre, famoso ou desconhecido, poderoso ou não. Independentemente do que diga qualquer lei que os homens façam.
A gravidade de um mal que se faça será maior sempre que a vítima for mais inocente e mais indefesa. E matar é o pior de todos os males, porque ao tirar a vida a alguém se lhe tira, com ela, todos os outros bens.
O início da vida humana é uma questão pacífica. Na comunidade científica não existe nenhuma polémica sobre este assunto. A vida começa no momento da concepção, conforme se aprende em todos os livros de medicina de todas as universidades do mundo. Qualquer mulher grávida sabe que tem dentro de si o seu filho, que é habitada pela presença de um outro ser. Nenhum saber humano, da biologia à filosofia, passando pela experiência, chega a uma conclusão diferente.
O aborto é bastante mais grave do que o que se fez nesses casos infelizes que referi no início. O feto nem sequer pode gritar ou tentar fugir. É mais indefeso. E é mais inocente: não teve nem mesmo tempo para dizer uma pequena mentira, para partir um copo, para uma birra, para tentar escapar-se a lavar os dentes antes de dormir.
É bom que nos sintamos tocados pelo sofrimento de outras pessoas. Pelo das mulheres que têm dentro de si um filho que não desejam, evidentemente. Tal como pelo dos que estão doentes, dos que perderam um filho, dos que não podem ter filhos, dos que perderam a mãe, dos que não vêem, dos que não andam, dos que não se mexem...
Mas não é admissível permitir que os sofrimentos de alguém, ou outros interesses seus, se resolvam com a morte de uma pessoa inocente. A civilização cresceu sobre o fundamento de que isso não deve nunca ser feito. Só assim os homens se juntaram e fizeram aldeias e cidades e países. Só assim se associaram a outros homens em vez de se juntarem a lobos.
A humanidade uniu-se para se libertar de Hitler. E condenou o seu pensamento de suprimir os seres humanos "inconvenientes", que incluía o aborto. E declarou solenemente: "A criança, dada a sua imaturidade física e mental, precisa de protecção e cuidados especiais, incluindo protecção legal apropriada, tanto antes como depois do nascimento". (Declaração dos Direitos da Criança - aprovada em Assembleia Geral da ONU em 20.11.1959, sublinhado meu).
Agora sabemos que Hitler não morreu: que procura dominar, desta vez sem espingardas, as leis e as mentalidades; que se infiltra nos lugares de onde se pode governar e influenciar os homens.
Há uma coisa em que nunca se deve tocar: a vida do inocente. Os problemas devem resolver-se sem tocar no intocável, para que a civilização continue.
Certamente, assim dará mais trabalho; mas para isso temos a inteligência e a capacidade de amar. Possuímos capacidades maravilhosas: somos capazes de minorar sofrimentos, de fazer nascer sorrisos, de tornar becos sem saída em alamedas floridas. Basta que não nos contentemos com andar pelo mundo olhando apenas para nós mesmos, dirigindo todos os nossos gestos para o nosso umbigo.

(Paulo Geraldo)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro António (desculpe o à vontade),

Sendo um leitor atento e interessado, ainda que critico, do seu blog, verifico com alguma tristeza que nos ultimos tempos apareceram aqui textos de duas pessoas que têm posições completamente extremadas sobre diversos assuntos, entre eles o aborto. Refiro-me obviamente ao Sr. Paulo Geraldo e ao Padre Nuno Serras Pereira.

Como disse inicialmente sou um leitor atento do seu blog, por lhe reconhecer a dificil capacidade de ouvir a diferença. Aquilo que já li destes dois senhores é o oposto dessa sua qualidade.

Este texto tem, a meu ver, várias desonestidades e piadas de muito mau gosto. Comparar o aborto ao nazismo é, para mim, absurdo. O Padre Nuno Serras Pereira diz entre outras pérolas que “Os homossexuais vivem menos tempo e são mais propensos à pedofilia” ou que “É urgente baixar a idade do casamento”. Não os coloco na mesma categoria em que o coloco a si.

Em relação a esta matéria e seguindo a lógica do Sr. Paulo Geraldo não acha que se a vida do feto vale tanto quanto a vida de um ser humano nado e criado, a lei actual deve ser revista no sentido de aumentar a pena máxima de prisão para quem faz abortos (mulheres, médicos e parteiras) equiparando-a à dos outros homicídios?

Se sim, porque não afirmá-lo alto e bom som, na televisão, nos jornais e na propaganda que andam a distribuir. Mero oportunismo?

Se não, então para quê estes textos, do meu ponto de vista ridículos, que apenas contribuem para extremar posições numa matéria já de si fracturante para a sociedade portuguesa?

Um abraço,

Carlos