terça-feira, maio 29, 2007

A minha filha na Juventude Popular: babadice de pai...

A minha filha Madre de Deus (18 anos e 12º ano num liceu público da capital) está inscrita na Juventude Popular e esteve no respectivo Congresso este fim de semana na Covilhã, na qualidade de delegada. Saiu de lá eleita para o respectivo Conselho Nacional.
Uma curiosidade: até há bem pouco tempo, na verdura dos seus 18 anos, dizia que não iria para a política, porque "tinha visto com o Pai que isso o afastava do convivio da família"... :-)
Mas a babadice não veio daí. Mas desta história:

O Congresso desenrolava-se sobre o lema "Atreve-te!". Sob esse lema apareceu um orador a defender que Pedro Moutinho (candidato à liderança da JP e entretanto eleito Presidente da mesma) devia atrever-se a mudar os valores da JP. Que os tempos mudam, o casamento dos homossexuais, a eutanásia, etc....

Em resposta a essa intervenção a minha filha leu o seguinte discurso de sua autoria e de uma prima (a Benedita Bettencourt) que a acompanhou ao Congresso:

"Caros congressistas

O ser humano é mutável. Estamos, ao longo da vida, a mudar constantemente as nossas opiniões em relação a vários assuntos. Por isso mesmo, precisamos de algo imutável perante o tempo, perante as gerações. E são os valores e a moral, algo que tem de permanecer para nos guiar nessa constante mutação que é a vida.
Os valores da JP já estão há muito tempo definidos. Já estão há muito a ser seguidos, pelo menos, por alguns. E não podemos, portanto, só porque agora é moda, mudar valores.
Não podemos reinventar valores democráticos e cristãos que permanecem há muito. Não podemos tentar reinventar princípios da dignidade humana ao sabor dos acontecimentos.
Estes valores devem ser os nossos da JP para a tonar maior capaz de responder aos diversos problemas falados hoje.
Por isto, digo eu agora, atreve-te JP a seguir sempre melhor o caminho da democracia cristã, a defender valores imutáveis sobre o tempo.
E por isso te peço Pedro que os valores que já tens (e por eles tamos aqui) os sigas sempre para que os outros te sigam também."

Contam-me foi muito aplaudida! (alguém me passa um lenço, por favor? :-)

Sem comentários: