domingo, dezembro 04, 2011

Crise, divida publica e responsabilidades

Está colocada online uma Petição a pedir o julgamento do anterior Primeiro-Ministro pelas responsabilidades do seu Governo na duplicação da divida publica do país. A petição já tem quase 30 mil assinaturas.
Parece-me:
- são devidas todas as vénias a quem (Manuela Ferreira Leite, Tavares Moreira, Medina Carreira, etc.) há muito nos alertava de que estavamos a caminho do abismo;
- em democracia (salvo no que respeita a actos ilicitos) a sanção ou o prémio exerce-se nas urnas
- não se sai da crise a fazer lista de culpados e eventualmente persegui-los e castigá-los. Sai-se da crise olhando-a de frente, percebendo as oportunidades de mudança que ela oferece, etc.
- goste-se ou não, e com excepção de não significativos assaltos à mão armada nos gastos públicos, os "culpados" e beneficiários da divida publica fomos nós todos em infraestruturas publicas, prestações sociais, confortos económicos vários e por termos vivido como habitantes de paises ricos, sem ter os meios para tal

1 comentário:

João Miranda Santos disse...

Não posso concordar consigo!
Não sou culpado e não beneficiei nada, tal como a maioria dos portugueses, da enorme corrupção envolvidada na construção e manutenção de infraestruturas públicas, da enorme irresponsabilidade e incompetência na gestão de empresas públicas e na tão óbvia má gestão de serviços e pessoas.