domingo, setembro 11, 2005

Artigo sobre Pedro Santana Lopes

No "Correio da Manhã" de 11 de Agosto passado, Luís Filipe Menezes escreveu um artigo genial, intitulado "Sonho de noite de Verão". O link para esse artigo é: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=169940&idselect=109&idCanal=109&p=0 . A ideia é simples, brilhante: descrever tudo o que se está a passar no país, mas como protagonistas, não os actuais membros do Governo, mas os do XVIº Governo Constitucional (chefiado por Santana Lopes). Tipo: "o PM Santana Lopes foi de férias para o Quénia e o Ministro Bagão Félix demitiu-se três semanas depois de apresentar as contas portuguesas em Bruxelas"... :-)
O efeito é imediato: se factos actuais tivessem tido por protagonistas os membros do Governo Santana Lopes, o que não teria sido!!! "PM mata gazela rara no Quénia e assunto será debatido na ONU"... ou "Se nem o Ministro das Finanças está com ele mais do que umas poucas semanas, e em desacordo com o plano de investimentos, como podem os portugueses dormirem sossegados?"... etc., etc.
A conclusão não pode ser outra senão a de que o Governo Santana Lopes foi alvo da maior barragem de fogo dos media, de que há memória na história da democracia portuguesa. E por isso não me desaparece esta sensação de que do ponto de vista político, a dissolução da Assembleia da República, foi um golpe de estado constitucional. E que, do ponto de vista humano, Santana Lopes foi vitima de uma injustiça desproporcionada a qualquer fraqueza de que possa ser acusado.

Sem comentários: