Foi o diário da acção política de um deputado do PSD, eleito por Braga, e agora é-o de um cidadão que desejando contribuir activamente para a organização do bem comum, procura invadir esse âmbito (da política) com aquele gosto de vida nova que caracteriza a experiência cristã. O título "POR CAUSA DELE" faz referência ao manifesto com o mesmo título, de Comunhão e Libertação, publicado em Janeiro de 2003 (e incluído no Blog).
segunda-feira, maio 21, 2012
Caminhada pela Vida: que grande jornada!
Foi uma grande jornada, esta! Decorreu este Sábado, 19 de Maio, entre as 15h00 e as 18h30. Como se pode ver aqui (vídeos e fotografias).
Um passo mais neste caminho de afirmação da Vida e da Família e de um Povo com relevância social e política. A partir de agora e cada vez com maior dimensão todos os anos pelo menos nesta ocasião desceremos à rua (o que já poucas forças fazem, mas algumas com menos expressividade do que nós, gozando daquela tipica cumplicidade dos patrões da Comunicação Social, com muito maior projecção mediática do que nós...).
Na ocasião coube-me proferir este discurso de conclusão:
QUERIDOS AMIGOS: FOI LONGA E ENTUSIASMANTE ESTA CAMINHADA! COMO É LONGA E ENTUSIASMANTE A HISTÓRIA COMUM QUE AQUI NOS TROUXE! COMO É LONGA E ENTUSIASMANTE A ESTRADA QUE TEMOS POR DIANTE!
FAZENDO ESTE CAMINHO DA MATERNIDADE ALFREDO DA COSTA PARA CÁ, PERCORRENDO AS SETE ETAPES DA VIDA DE TODOS, FOI POSSIVEL VER A BELEZA E VERDADE DO QUE NOS DIZEMOS: QUE A VIDA VALE A PENA. NÃO COMO UMA TEORIA MAS PARTINDO DA EXPERIÊNCIA QUE FAZEMOS NA NOSSA VIDA, NAS NOSSAS FAMÍLIAS, NAS NOSSAS COMUNIDADES, NAS REALIDADES SOCIAIS EM QUE ESTAMOS ENVOLVIDOS, NO PAÍS EM QUE VIVEMOS. UMA EXPERIÊNCIA DE BEM, DE ENTREAJUDA, DE GENEROSIDADE, DE COMPANHIA AO SOFRIMENTO DO OUTRO, DE SOCORRO EFECTIVO DA NECESSIDADE DE MUITOS, DE EMPENHO DENODADO E DESASSOMBRADO NA CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM, DEFENDENDO O FUTURO DE TODOS.
AQUILO QUE PROCURÁMOS COM AS INTERVENÇÕES QUE AGORA OUVIMOS E COM TUDO O QUE VIVEMOS AO LONGO DESTA CAMINHADA, NA PARTICIPAÇÃO COMOVENTE DE CADA UM, LENDO OS DISTICOS E AS FAIXAS, CANTANDO E AGITANDO BANDEIRAS, OLHANDO O ROSTO DE CADA PESSOA, VENDO AQUILO A QUE A SUA CONSTRUTIVIDADE DEU LUGAR, FOI SUBLINHAR ESTE PONTO: AQUILO POR QUE NOS TEMOS BATIDO AO LONGO DESTES ANOS, UMA CULTURA DE VIDA, PARTE DESTE TESTEMUNHO QUE TEMOS TODOS OS DIAS DIANTE DE NÓS:
- O TESTEMUNHO DE QUE A FAMÍLIA, BASEADA NO CASAMENTO DO HOMEM COM A MULHER, É O LUGAR MAIS ADEQUADO À CRIAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES E AO DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DE UMA COMUNIDADE
- O TESTEMUNHO DE QUE É UMA EXIGÊNCIA RAZOÁVEL E UMA RIQUEZA PARA TODA A SOCIEDADE A VIDA SER PROTEGIDA DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ À MORTE NATURAL, QUE ONDE PARECE NÃO HAVER ESPERANÇA BASTA APENAS ACEITAR A MÃO DE QUEM NOS QUER AMPARAR, QUE OS RECURSOS PÚBLICOS NÃO SE PODEM DESPERDIÇAR, QUE SÃO PRECISAS NO MUNDO MAIS PESSOAS E QUE TODAS SÃO BEM-VINDAS
- O TESTEMUNHO DE QUE SÃO OS PAIS AS PESSOAS MAIS APTAS A DECIDIR DA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS E QUE ESSA LIBERDADE NÃO LHES PODE SER NEGADA NEM A DE VIVEREM E EXPRESSAREM AS SUAS CRENÇAS NO ESPAÇO PÚBLICO
- O TESTEMUNHO DE QUE EXISTEM NA SOCIEDADE PORTUGUESA MUITAS ENERGIAS PARA ESTA TENTATIVA DE OCORRER ÀS NECESSIDADES DE MUITOS, QUE QUEREMOS E SOMOS CAPAZES DE OLHAR UNS PELOS OUTROS, E AOS PODERES PÚBLICOS SÓ PEDIMOS QUE NÃO SE NOS SUBSTITUA NEM NOS COLOQUE MAIS OBSTÁCULOS NO CAMINHO DO QUE AQUELES QUE A VIDA JÁ NATURALMENTE OFERECE
É POR CAUSA DESTE TESTEMUNHO, DESTA MENTALIDADE NOVA QUE O NOSSO PAÍS TANTO NECESSITA, QUE NAS ACTUAIS CIRCUNSTÂNCIAS DE PORTUGAL A NOSSA RESPOSTA NÃO É NEM UM LAMENTO, NEM UMA RECRIMINAÇÃO, NEM UMA RESIGNAÇÃO. MAS ANTES UM COMPROMISSO: O DE NÃO BAIXARMOS OS BRAÇOS, O DE CONTINUARMOS A VIVER ESTA POSITIVIDADE DE QUE É FEITO O NOSSO DIA-A-DIA, COMOVIDOS E ESPANTADOS COM ESTA REALIDADE DA CULTURA DA VIDA EM RAZÃO DA QUAL NOS PUSEMOS JUNTOS NESTA CAMINHADA.
ASSIM ANIMADOS FAREMOS AINDA MAIS COISAS JUNTOS: NAS NOSSAS VIDAS, NAS NOSSAS FAMÍLIAS, NAS NOSSAS C OMUNIDADES, NA PROCURA INCANSÁVEL DAS MELHORES FORMAS DE SERVIR O BEM COMUM EM TODOS OS CAMPOS DA VIDA: NA POLITICA E NA ECONOMIA, NA ACÇÃO SOCIAL E NA CULTURA, COM UMA PROPOSTA CLARA MAS TAMBÉM PARTINDO NÃO DO QUE NOS SEPARA, MAS DO QUE TEMOS EM COMUM.
PARA NOS RECORDARMOS ESTE COMPROMISSO E A PARTIR DE AGORA ENCONTRAR-NOS-EMOS AQUI TODOS OS ANOS NO MÊS DE MAIO SENSIVELMENTE POR ESTA ALTURA. ATÉ LÁ CONTINUAREMOS ESTE NOSSA CAMINHADA PELA VIDA: TODOS OS DIAS. HÁ NELA UM LUGAR PARA CADA UM DE NÓS E PARA TODOS AQUELES COM QUE NOS CRUZAMOS.
OBRIGADO A TODOS POR TEREM VINDO!
OBRIGADO A QUEM NOS ORGANIZOU ESTA CAMINHADA!
VIVA A VIDA! VIVA PORTUGAL!
Etiquetas:
Caminhada pela Vida,
defesa da Vida,
família
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário