quinta-feira, maio 03, 2012

Números do Aborto: sempre a subir...


(site de desenvolvimento fetal)

O Diário de Notícias publica hoje uma noticia sobre os numeros do aborto (2011 e 2010 corrigido) ontem divulgados pela Direcção Geral de Saúde. Infelizmente confirma-se tudo o que dissemos durante as campanhas do Não e vimos dizendo desde então. O aborto em Portugal não é raro (todos os anos aumenta), é inseguro (já há mortes na sequência de abortos legais) e continua ilegal (o aborto clandestino, medido pelos episódios hospitalares, abortos mal feitos que lá terminam, andará pela metade do que era antes da nova lei). Isto é, o resultado do segundo referendo foi um logro e a despenalização (as mulheres não irem para a cadeia na sequência de um aborto ilegal) transformou-se numa liberalização (feito à balda e à barda, veja-se que pelo menos um quarto dos abortos são repetidos, entre uma a, em dois casos, dez vezes...!) promovida pelo Estado (não paga taxa moderadora, tem prioridade sobre qualquer outro serviço do sistema nacional de saúde, dá direito a férias pagas durante um mês...!).
Duas últimas notas:
1. Sempre quero ver se perante os números revistos de 2010 (afinal os abortos a pedido foram 19.560 e não 18.911) que mostram que, ao contrário do então dito, houve mais abortos do que em 2009, a Fernanda Câncio e "tutti quanti", tem agora a coragem de reconhecer que se enganaram (o que se poderia ter evitado se nos tivessem ouvido, já que podemos ser uns "matarruanos", mas disto percebemos bem e já sabíamos que desde 2007, as revisões dos números são sempre "em alta"...)...mas isso talvez seja esperar mais do que podem-querem-sabem dar...
2. Hoje em dia em Portugal uma em cada seis gravidezes termina em aborto. Isto não preocupa o Governo? O Ministro da Saúde vai continuar a olhar para os custos do aborto e dizer apenas que "os portugueses no último referendo quiseram o aborto legal"...!!??

2 comentários:

Anónimo disse...

Veja lá os números outra vez, há limites para a desonestidade. Vocês devem ter sonhos molhados com abortos....

Antonio Pinheiro Torres disse...

Caro amigo: obrigado pelo comentário. Os números a que me refiro estão nos relatórios da Direcção Geral de Saúde, sendo que para os mesmos há link no post. Não creio me ter enganado, mas se for o caso (e aqui com gosto, veja abaixo porquê) diga-me por favor.

Asseguro-lhe:

- não me dá o menor dos gostos ter razão no crescimento dos números do aborto (juro!). Tomara eu que diminuissem a olhos vistos e até não fossem nenhuns...a sério!

- no máximo com esta realidade o que temos (dada a violência que consideramos o aborto é) é pesadelos...
Um abraço