terça-feira, outubro 23, 2012

Presidenciais 2016: a força do sistema...

Não sei ler sondagens, senão superficialmente, pelo seu valor "facial", e por isso não sei qual a validade da que hoje o jornal i publica sobre as presidenciais em 2016. Não me surpreende no entanto o predomínio de Marcelo Rebelo de Sousa correspondente com a enorme influência que este hoje tem, através dos seus comentários na TVI, sobre a classe política e a opinião pública em geral.

No entanto surpreendeu-me uma coisa: nas últimas presidenciais que resultaram na eleição de Cavaco falou-se muito antes da respectiva candidatura em potenciais candidatos alternativos na área do centro-direita. Três nomes estiveram sempre "na baila": Bagão Félix, José Ribeiro e Castro e Pedro Santana Lopes.

Curiosamente nos candidatos possíveis do centro-direita cujos nomes foram sondados pelo jornal i, nenhum deles consta...!? Ou muito me engano ou o "sistema" tem muita força e nem a quatro anos das ditas eleições, se quer arriscar que estes nomes constem das pré-grelhas de partida. Assim a arma utilizada para impedi-lo é a clássica: ignorem-se, faça-se silêncio, se não falarmos nisso pode ser não aconteça...

Não por acaso qualquer desses possiveis candidatos eram também, na época, aqueles em que o chamado voto católico se revia e nos quais vislumbrava uma possibilidade de ruptura no centro-direita e com a "mornice" de Cavaco...conclusão: mesmo se passados uns anos tanto mudou e até 2016 ainda mais pode mudar, diz-me de quem não falas e eu dir-te-ei de quem receaste tu pudesse ter vindo uma mudança...

Sem comentários: