sexta-feira, novembro 16, 2012

Ainda as desordens de 4ª feira e a carga policial

Sobre o assunto em referência o meu amigo Pedro Aguiar Pinto, editor do Blog Povo (referenciado na minha lista de recomendados aqui neste Blog) escreveu este texto que me parece expor um juizo claro e que vai muito mais longe que o meu post anterior mais focado apenas num aspecto parcial dos acontecimentos:

"Os incidentes da passada quarta-feira em frente á assembleia da República são motivo de reflexão.
Em primeiro lugar sobre a natureza do povo. Povo foi o nome dado a este blog e mailing list que lhe deu origem; o nome é inspirado numa mensagem de natal de Pio XII em tempo de guerra e que é o nosso lema: O povo opõe-se á massa. Vive da liberdade e da consciência de cada um.
Olhando para o comportamento dos piquetes de greve, com dificuldade encontramos esse espaço de liberdade.
Do mesmo modo, os comportamentos individuais dos elementos da multidão em frente á Assembleia da República não fazem lembrar um colectivo de pessoas conscientes e livres, mas uma massa insolente onde o anonimato e o disfarce transformam a cobardia em aparente arrojo.
Em segundo lugar sobre o enviesamento de alguma comunicação social. Não fora a possibilidade que a internet hoje oferece e se dispuséssemos apenas do relato do Público seria assim que nos chegava a narrativa do sucedido.
Em terceiro lugar quero agradecer à PSP. Só faltou mesmo perguntar O sôr desculpe, por acaso estava a atirar pedras?. Acusada de violência desproporcionada, para mim, usaram de uma paciência desproporcionada, daquela que geralmente apelidamos de “paciência de santo”.
Bem hajam!"

Sem comentários: