sexta-feira, março 25, 2005

Terri Schiavo: um escândalo!

Diz hoje Luís Delgado no Diário de Notícias: "Terri Schiavo, se nada acontecer até esta manhã, estará há uma semana sem água nem alimentos, numa cruel decisão dos que acham que o sofrimento não faz parte da vida, nem deve ser visto. Uma pergunta fica por fazer porque é que os pais não a tiram daquele estado, ou a transportam, em último caso, para o estrangeiro, país vizinho que seja, e onde se possa repor um direito elementar? É uma corrida contra-relógio, que poderá chegar ao Supremo, onde a matéria factual e de mérito não é apreciada, mas apenas o respeito por todas as legalidades processuais e direitos inerentes.".
E acrescento: o caso de Terri Schiavo não é o de uma pessoa cuja vida esteja dependente de uma máquina (um ventilador por exemplo) e por isso só viva porque essa máquina lhe assegura artificialmente uma vida que de outra maneira não teria (assegurando a respiração, por exemplo). Não. É uma pessoa que está viva e como tal tem direito a ser alimentada e hidratada! Muitos de nós estaremos (mesmo sem estarmos naquele estado nem com lesões cerebrais profundas) nessas circunstâncias se formos sujeitos a certas operações ou vítimas de determinados acidentes médicos. Também nos querem nessa altura matar à fome e à sede?
É por essa e por outras (perante um escândalo tão grande) que o próprio Vaticano chama "carrascos" àqueles que retiraram esses direitos a Terri. E olhem que isso não é frequente.

Sem comentários: