sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Eutanásia: Viva la Muerte!

"Viva la Muerte!" terá sido o grito de um dos generais franquistas numa célebre conferência durante o tempo da guerra civil de Espanha dada ou assistida (já não me recordo...) pelo grande escritor e poeta espanhol Miguel de Unamuno.



É o que me ocorre quando li esta notícia que me foi enviada por um dos past-presidents da Associação dos Médicos Católicos:

Holanda abre em março primeira clínica de eutanásia

por DN.PT

Hoje

Associação para a Morte Voluntária espera receber um milhar de pedidos por ano, referentes a pessoas que viram o médico de família recusar o seu pedido por motivos éticos ou deontológicos. Primeira clínica abre em março, em Haia.
A eutanásia é legal na Holanda no caso de os doentes sofrerem de uma doença incurável, vivam com dores insuportáveis e façam o pedido conscientemente. Todos os pedidos têm que ser avaliados por uma comissão e peritos independentes, de acordo com a lei de 2002. Caso não sejam cumpridos estes requisitos, os responsáveis podem ser condenados a 12 anos de prisão.

A clínica da Associação para a Morte Voluntária vai dispor de seis equipas móveis que vão contatar os pacientes que viram recusado o seu pedido por parte dos médicos de família. A Federação de Médicos criticou a decisão de abrir a clínica, já em março, dizendo que os elementos da clínica não conhecem o historial médico completo dos pacientes. A associação diz que irá colaborar com os médicos de família, quando for possível.

A clínica será financiada com o apoio dos fundos dos sócios da associação, mas os responsáveis esperam que, no futuro, possa ser coberto pelo sistema de saúde

Sem comentários: