quinta-feira, abril 12, 2007

Páscoa: Cristo na rua ao encontro das pessoas (na Maia e em Nova Iorque)

Todos os anos e há muitos anos que no Domingo de Páscoa integro um dos grupos do compasso (da visita Pascal) na freguesia de origem da minha mulher, em Vermoim, Maia, arredores do Porto.
É uma experiência comovedora essa da visita Pascal: um grupo de pessoas que leva a Cruz de Cristo, uma caldeira de Água benta, uma pagela com a Oração da Páscoa desse ano, uma campaínha para se fazer anunciar e um cesto de amêndoas, e na área da freguesia que lhe coube, vai de casa em casa, de apartamento em apartamento (aqueles que desejam receber-nos assinalam-no colocando uns verdes à porta de casa ou procurando-nos na entrada dos prédios), anunciar que Cristo ressuscitou.
E é impressionante as lágrimas de tantos quando recebem Jesus e beijam a Cruz, o olhar de esperança enquanto ouvem a oração (a que se vai respondendo com um "Aleluia, Aleluia!"), os doentes e acamados (alguns deficientes), o que representa dar com uma porta fechada ("Não te quero receber oh Deus", terrível! :-(, as famílias que nascem e também as que se desfazem de um ano para o outro, enfim, uma ocasião de anúncio sem paralelo e que ajuda quem o faz a viver a Páscoa com mais consciência e gratidão.
Vem isto a propósito de um vídeo que encontrei e em que se mostra diversas procissões eucaristicas em plena rua de Nova Iorque. Lindo!Vejam! Está em http://www.dailymotion.com/video/x4979_jesus-a-newyork. Cheguei lá através do Blog http://www.superdocious.blogspot.com/.
Cristo ressuscitou: Aleluia!

Sem comentários: