O conhecimento é uma condição fundamental da liberdade. Só está livre para decidir quem saiba que acto vai praticar, quais as suas consequências, quais as suas alternativas. Sem isso nada resta senão uma violência e um abuso.
Precisamente o caso da lei portuguesa do aborto que não dá à grávida a possibilidade de ponderação dos pros e contras dos seus actos (os médicos objectores de consciência estão impedidos de participar no aconselhamento), das possiveis consequências (psiquiatricas e duradouras pela vida inteira) e das alternativas que existem. E, depois, até o acesso à ecografia do bébé que vão abortar...! isto é, muitas fazem-no sem noção de até que ponto é uma humanidade viva e animada, completa na sua proporção, que irão vitimar com o seu acto...
Por isso é interessante esta decisão no Texas que teremos de fazer conhecer e se possivel implantar em Portugal:
TEXAS, 27 May. 11 (ACI/EWTN Noticias).- El gobernador de Texas (Estados Unidos), Rick Perry, firmó el Proyecto de Ley 15, que entraría en vigor en septiembre, y exige que una mujer se realice un ultrasonido antes de decidir si se practicará un aborto.
"Toda vida perdida por un aborto es una tragedia que todos debemos tratar de prevenir a través de trabajo conjunto", dijo Perry el pasado 24 de mayo. Afirmó que con "esta importante ley se asegurará de que toda mujer en Texas que busca realizarse un aborto conozca todos los factores sobre la vida que lleva y entienda el devastador impacto que tiene esta decisión".
La ley señala que un médico debe realizar un ultrasonido 24 horas antes de un aborto, excepto en casos de emergencia médica, y mostrar la imagen a la madre, haciéndole escuchar los latidos del corazón del feto.
Sin embargo, la mujer puede optar por no ver la imagen o escuchar los latidos. Para ello deberá firmar una declaración antes de que se le realice el sonograma.
También podrá negarse a recibir la explicación del ultrasonido si el embarazo es resultado de una violación o incesto, si es una menor de edad con permiso judicial para practicarse el aborto o si el feto tiene una condición médica irreversible o anormalidad.
Foi o diário da acção política de um deputado do PSD, eleito por Braga, e agora é-o de um cidadão que desejando contribuir activamente para a organização do bem comum, procura invadir esse âmbito (da política) com aquele gosto de vida nova que caracteriza a experiência cristã. O título "POR CAUSA DELE" faz referência ao manifesto com o mesmo título, de Comunhão e Libertação, publicado em Janeiro de 2003 (e incluído no Blog).
quinta-feira, junho 30, 2011
Fundamental informar a mulher que aborta: um exemplo no Texas
Etiquetas:
Aborto,
ecografia,
lei do aborto,
objecção de consciência,
sindrome post-aborto,
Texas,
USA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário