segunda-feira, julho 30, 2012

Passos Coelho e as eleições


As declarações de Passos Coelho sobre as eleições e o interesse nacional vieram provar que neste país quem nunca se envergonha é a estupidez. No caso a estupidez de alguns comentadores, políticos e outras aves raras que rasgaram as suas vestes com as declarações do nosso primeiro-ministro (como tão bem o explica quer Vasco Pulido Valente, acima no Público, quer Luis Marques Mendes, hoje no Correio da Manhã). O que vale, já agora, suspeito, sob minha responsabilidade, é que felizmente Pedro Passos Coelho se estará saudavelmente a lixar para essa mesma estupidez dos seus detractores...;-)

Também sobre o mesmo assunto o meu amigo José Limon Cavaco escreveu esta nota que me autorizou a colocar neste Blog:

DA DESONESTIDADE INTELECTUAL DO DR. ZORRINHO

Vasco Graça Moura na sua crónica de ontem “O cardeal e o dr. Zorrinho” trata a interpretação que o dr. Zorrinho fez das suas palavras como fruto de iliteracia. Mas não era iliteracia, era bem pior, era desonestidade intelectual.

A desonestidade intelectual está para a opinião como a mentira está para o facto. Passo a detalhar. A mentira corresponde a uma declaração voluntariamente contrária à percepção que o declarante teve de certos factos, isso fazendo porque tem um benefício nos efeitos práticos dessa falsa declaração.

A desonestidade intelectual, por seu turno, corresponde à expressão de uma opinião contrária àquilo que o opinante sabe ser correcto, isso fazendo porque tem igualmente um benefício nas repercussões dessa opinião voluntariamente errada.

Ora, ontem o dr. Zorrinho incorreu novamente em desonestidade intelectual quando, comentando as palavras de Passos Coelho, disse que “quem se está a lixar para as eleições também se está a lixar para os eleitores”. O dr. Zorrinho sabe perfeitamente que o que Passos Coelho estava a sugerir era que tomaria medidas impopulares para o bem geral do portugueses, mesmo que isso significasse o seu sacrifício nas próximas eleições. Até um lobotomizado, ao ouvir essas palavras, e mesmo que duvidando da sua sinceridade, bateria desajeitadas palminhas de gáudio pela sua compreensão… 

No entanto, apesar de saber que estava errado mas porque rudemente pretendia suscitar uma qualquer revolta demagógica contra Passos Coelho, o dr. Zorrinho conferiu às palavras deste o sentido absurdo de que o que este queria era a todo o custo fazer mal aos eleitores, não lhe interessando o que estes pensavam sobre isso. Esta interpretação afronta até os remanescentes neurónios do triste lobotomizado.      

A mentira é o cancro da linguagem, mas a desonestidade intelectual é o cancro da liberdade de expressão. 

Sem comentários: