quarta-feira, abril 25, 2012

25 de Abril: como o tempo passa...



Ontem cá em casa tivemos uma churrascada com amigos da minha filha mais velha. Deitamo-nos tarde. A essa hora dava na SIC - Notícias uma série na qual é feita uma reconstituicção ficcionada desse dia e da Revolução. Surpreendi-me interessado em ver e até "entusiasmado" com o andamento do golpe conforme ele se ia desenrolando. Um pouco desiludido com o "à portuguesa" da coisa e novamente espantado com a falta de reacção do poder de então e dos seus braços armados, sucessivamente enviados ao Terreiro do Paço. Pelo menos nas cenas que vi (já era tarde, pus a gravar, continuarei hoje) não havia de facto ninguém que estivesse disposto a morrer pelo regime (ou pela ideia de Portugal que aquele defendia)...

Escrevi acima surpreendido porque seja em virtude da minha história de militância juvenil anti-comunista seja pela ferida profunda da descolonização (uma verdadeira tragédia pela qual entre outras coisas não nutro simpatia nenhuma por Mário Soares, mesmo com o desconto da Fonte Luminosa) ou pelo conhecimento próximo que tenho de muita injustiça que daí nasceu (esbulho da propriedade, ofensa dos direitos fundamentais de muitos, sofrimento familiar) esta foi a primeira vez ao fim de 38 anos em que estava a ver uma coisa sobre o 25 de Abril e que não estava de pé atrás (mesmo tendo presente desde há anos o resultado bom e desejável das liberdades civicas e da democracia) e até estava a simpatizar, do ponto de vista de empreendimento-operação militar, com "a coisa"...o que me fez pensar em como realmente o tempo tem um efeito poderoso e hoje em dia permite um distanciamento em relação ao acontecido que na proximidade é impossivel...e torna-se-me assim mais possivel compreender tantas aproximações, amizades e ligações, que se sucederam a confrontos grandes (eleições, guerras civis nos Palop's, etc.) as quais estranho porque em geral eu me conservo nas mesmas posições então assumidas...

Como dizia um grande presidente de um grupo industrial de origem belga: "C'est l'age...!" ;-)

Sem comentários: