segunda-feira, abril 23, 2012

Que experiência de família terão...?

Impressionou-me muito no editorial do Público de hoje a parte intitulada "A emergência das famílias?" em que reflectindo sobre a actual crise se progonostica um regresso (por perda de capacidade financeira de quem neste momento vive independentemente para pagar as prestações da casa) de muita gente a casa dos pais e por isso ao modelo de habitação conjunta de várias gerações.

Ou seja provavelmente uma coisa boa (sou testemunha disso no meu contexto familiar). Posição do editorialista do Público: "Há nesta nova tendência um potencial de conflitualidade que em pouco ajudará os portugueses a enfrentarem a crise ou a serem mais felizes"...!!!! Como dizem os ingleses: "I beg your pardon...!?"

Não só esta posição é incompreensivel já que num âmbito familiar mais alargado há inegáveis poupanças e facilitações da vida (nomeadamente no cuidado dos filhos e também dos idosos) como a dúvida que fica é "que experiência de família faz quem assim escreve...?". A não ser que o que esteja na origem da rejeição do facto seja um egoísmo que parece ter tomado todos (e a que nenhum de nós é imune...mea culpa!) e que se expressa no horror manifestado acima às inevitáveis responsabilidade e contemporização que implicam viver num agregado mais vasto...!? Um egoísmo tão forte que faz preferir a solidão...! Espantoso!

Sem comentários: