terça-feira, fevereiro 19, 2013

Miguel Relvas e Grândola Vila Morena




Vi hoje de manhã algumas imagens sobre o encontro de ontem, do Clube dos Pensadores com Miguel Relvas, no Porto. A reportagem daquele clube e encontro está aqui.

Parece-me que Relvas esteve bem a enfrentar uma parte da audiência, claramente hostil, que depois de entoar o Grândola, Vila Morena, se dividiu entre o insulto (uma atitude muito pouco inteligente) e as perguntas acutilantes mesmo se às vezes na fronteira entre a provocação e a ofensa. A tudo isso Miguel Relvas reagiu bem, juntando-se ao coro, ou respondendo taco a taco.

Devo confessar que sempre me deu um gozo particular enfrentar audiências hostis porque dá a possibilidade de lhes dizer aquilo que em circunstâncias normais não estariam dispostos a ouvir, desfazer alguns mitos, entrar em contacto com sectores que em circunstâncias normais não aconteceria tal e desmontar os argumentos mais básicos. No fim, muitas vezes, se acaba rodeado de respeito e simpatia. E, também é verdade que o desabafo é um direito constitucional...;-)

Concluindo: deste episódio o Ministro saiu-se bem e a má-criação pura e simples saiu-se mal, deixando má imagem de uma contestação que é natural exista e que tem de ter também democraticamente o seu espaço. E em 2015 quem quiser pôr este Governo na rua terá a sua oportunidade. Até lá, vão (a oposição) ter que se acomodar...

2 comentários:

Miguel disse...

Este post não tem por onde se lhe pegue. Do início ao fim. O senhor não entende mesmo o que é a democracia.

Antonio Pinheiro Torres disse...

Caro Miguel: obrigado pelo seu comentário. No entanto não o entendi completamente..."não tem por onde se lhe pegue" porque não condena suficientemente a intrusão daqueles visitantes que foram lá manifestar a sua oposição, ou, pelo contrário, há uma democraticidade maior nesse gesto e que a mim me escapou?
Fico aberto a conversarmos sobre isto aqui no Blog.
Um abraço
Antonio Pinheiro Torres