quarta-feira, junho 07, 2006

A lei do tabaco: uma lei perigosa e estúpida

A anunciada lei sobre o consumo do tabaco parece-me perigosissima. Primeiro porque invocar a saude pública para impedir alguém de fumar abre caminho a qualquer dia nos racionarem o vinho, fazerem quotas de consumo familiar de wiskie, regular a quantidade de óleos e azeite que podemos usar, estabelecer quantas gorduras podemos ingerir, etc. O Estado desalmadamente quer cada vez mais determinar que peso devemos ter, quantos exageros nossos está disposto a suportar, com quanta saúde devemos morrer...
E fa-lo com a maior das latas ao mesmo tempo que avança com leis que tornam os embriões humanos, um objecto de que se pode dispor, não limita o uso das tecnicas de procriação artificial que tantos problemas de saúde trazem para quem delas nasce, etc. Ou seja, protege à força uns e desprotege outros cujas vidas dele dependem...um contrasenso!
Por fim, esta lei fascista é mais um atentado contra a liberdade: a liberdade de quem fuma e também de um proprietário de estabelecimento aberto ao público a quem um Estado estupido, pretencioso e monstruoso, impede de (se ele o quiser) deixar fumar os seus clientes até que lhes doam os brônquios, não consigam ter sopro para apagar uma vela ou forças para subir uma escada! :-)
Dá vontade de regressar, por empenhamento civico, aos dois maços diários!

Sem comentários: