quarta-feira, junho 28, 2006

Referendo PMA: uma manhã na AR

Por causa do assunto em referência passei a manhã na Assembleia da República: assistir à reunião da Comissão de Saúde e audiência com o PSD.
Alguns apontamentos:
1. Boa parte do tempo dos deputados de esquerda foi passado a dizer mal dos organizadores da iniciativa popular de referendo. A irritação com o facto de que exista gente como nós que pensa como pensa, é indisfarçável. "Selvagens!" percebe-se que é o que pensam.
2. Outra irritação: esta malta (nós, os promotores) sem meios nenhuns nem cobertura da comunicação social angariámos 80 mil assinaturas. "Intolerável!"
Porque eles sabem que isso é equivalente a 10 candidaturas a PR, 16 partidos políticos, 20 petições obrigatoriamente levadas a plenário, 2 iniciativas legislativas populares, 3 mandatos de deputados.
3. Podem dar as voltas que quiserem ao texto da Lei do Referendo...entregámos a petição antes que votassem a lei da PMA, não puderam esperar uma semana para ver se ela era admitida (depois de terem esperado 20 anos para fazer uma lei)!
4. Se recusarem a admissão da petição (acredito, convictamente, que não vai ser asim que vai decidir Jaime Gama), mataram o instituto do referendo por iniciativa popular. Salvo se houver apoio da maioria em vigor, mais nenhum movimento civico se atreverá a igual aventura. O dia em que isso acontecesse era a morte do instituto.
5. As reunioes e intervenções parlamentares que já houve sobre este assunto desde 25 de Maio...! Já alguém nos ouviu? Não. Vá lá a gente perceber...
6. Não nutro especial simpatia política por Maria de Belém (que me parece um bom exemplo da "sonsice" parlamentar) mas fartei-me de rir com a observação ao PSD e ao PP de que só agora falavam na nossa petição (e agora bem, digo eu, e com um vigor pelo qual estamos gratos)...em Portugal, onde temos a esquerda mais inepta do mundo, pior que ela, só a direita... ;-)

Sem comentários: