terça-feira, janeiro 15, 2013

Economia portuguesa: afinal as perspectivas são boas ou não?




A pergunta nasceu-me do conflito entre as notícias hoje divulgadas sobre as previsões do Banco de Portugal e o documento abaixo, que recebi de um amigo, em que são reproduzidas observações da OCDE sobre a evolução da economia portuguesa...em que ficamos afinal? No meio desta confusão quem nos pode ajudar a ver claro?

OCDE – ECONOMIA PORTUGUESA COM PERSPECTIVAS DE MELHORIA REFORÇADAS

- Indicador avançado regista uma variação positiva em termos homólogos pela primeira vez em largos meses
- Perspectiva da recessão se dissipar nos próximos seis a nove meses

14.01.2013

A mais recente actualização dos indicadores avançados, referente ao mês de Novembro  e hoje divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), continua a apontar para uma progressiva melhoria da conjuntura económica, fazendo-o agora de forma mais marcada. Os indicadores avançados da OCDE tentam antecipar pontos de inflexão da actividade económica em relação à tendência.
Portugal

·         Pelo oitavo mês consecutivo, o indicador registou uma subida mensal (de 0,30%, a maior nesse período).

·         Pela primeira vez em largos meses, o indicador avançado para a economia nacional registou uma variação positiva em termos homólogos (0,71%).

·         O seu valor está, agora, em 99,44, já muito próximo da média de longo prazo, fixada em 100 pontos.

·         Todos estes dados apontam para a perspectiva de a recessão, que dura há sete trimestres consecutivos, se dissipar nos próximos seis a nove meses.

·         Os últimos dados estatísticos do INE sobre a evolução real da economia reportam-se ao terceiro trimestre de 2012 e descrevem um agravamento da recessão: o PIB caiu 3,5% em termos homólogos (mais do que a queda de 3,1% registada no segundo trimestre). Ainda assim, registou uma diminuição de 0,9% face ao trimestre anterior, menor do que a queda de 1% observada no segundo trimestre.
Europa e resto do mundo

 Os indicadores avançados da OCDE apontam, por outro lado, para uma estabilização das perspectivas económicas na maioria das grandes economias mundiais. É o caso, em particular, da AlemanhaFrança, cujos indicadores voltaram a exibir uma variação positiva, determinante para que também a Zona Euro, como um todo, tenha registado uma melhoria nas suas perspectivas económicas.
Também no Brasil e no Japão "os sinais de uma estabilização do crescimento parecem emergir".

Para os Estados Unidos e Reino Unido, a OCDE refere que os respectivos indicadores sugerem a perspectiva de um "crescimento económico sustentado".
Na China e na Índia, "os sinais de presença de um ponto de viragem é mais forte", enquanto Canadá e Rússia continuam com "perspectivas de crescimento fracas".

Link para os indicadores avançados:
http://www.oecd.org/std/leadingindicatorsandtendencysurveys/compositeleadingindicatorsclisoecdjanuary2013.htm



Sem comentários: