Tenho seguido com atenção a série de artigos sobre o Opus Dei do Diário de Notícias. Por amizade com essa instituição e com os meus amigos que lhe pertencem. Por amor à Igreja e a tudo que dela faz parte, acho que é minha obrigação ficar a par do que é publicado. Mesmo se às vezes com sacríficio pelas incompreensões e preconceitos que leio a propósito. Mas enfim, é uma mortificação também e fica para desconto dos meus pecados e limites...
Até agora, dois dias passados, impressionou-me:
- a paciência da Obra a responder a tudo o que lhe é perguntado, mesmo se as perguntas que lhe são dirigidas, poderiam dar vontade de não o fazer (e a esse propósito é bonito ver o espanto que isso suscitou nos autores da reportagem)
- a incompreensão co-natural diria que muitas das coisas de Deus inevitávelmente suscitam perante quem não vê a partir de dentro, mas apenas de fora, sem afecto pelo que tem por diante, sem lhe pertencer de coração (sem o qual as coisas importantes não são visiveis como dizia Saint-Exupéry)
- o ódio que por vezes se constata em quem se lhe opõem. A esse propósito a entrevista de Pilar del Rio é impressionante e os insultos explícitos são até a "mais branda" forma dessa espuma da raiva...
- a beleza humana da sua presença no tecido social e educativo português, mas sobretudo na vida dos seus membros que transparece daqueles que lhe pertencem e prestaram declarações ao jornal
- a unidade da Igreja católica que transparece no tom geral das declarações de membros da hierarquia e responsáveis eclesiais chamados a pronunciar-se sobre o Opus Dei.
Se houve alguma coisa da Obra que me desiludiu lendo estas reportagens? Sim, confesso. O Vigário em Portugal, Monsenhor Espírito Santo (foto acima), é benfiquista...! Mas enfim, é o problema das matérias que são da responsabilidade pessoal de cada um...;-)
6 comentários:
Fantástico artigo, e termina de forma brilhante, mesmo! Não fosse eu uma sportinguista convicta!
Muito bem escrito! Concordo com tudo, parabéns.
Obrigada por ter posto por palavras os meus sentimentos em relação a estes artigos do D.N.
Gostei imenso deste post. Só é pena não estar no Diário de Notícias, mas ali as notícias são mais "bate-bolas-e-não-acerta".
Muito obrigado por estes comentários. Correndo o perigo de, a alguns, estragar a boa impressão deixada, devo, por amor à verdade, confessar que a nota final saiu igualmente do meu coração, na sua parte portista...! ;-)
Somos o que somos??Podendo melhorar de dentro para fora. Que o vento sopre na montanha das nossas almas.
www.ninhodofalcao.blogspot.com.
Bem-hajam.
Luisa Freire
Enviar um comentário