quarta-feira, janeiro 02, 2013

Relendo Pasolini e dando-me conta da beleza do cristianismo




Estava a reler uma entrevista do Luigi Amicone, jornalista italiano, director da Tempi, e dei com estas palavras de Pier Paolo Pasolini, que me pareceram particularmente proféticas. Foram proferidas já não por ele, assasssinado em condições estranhas, poucos dias antes do congresso do Partido Radical, e por isso lidas por Vincenzo Cerani:

"EU PROFETIZO UMA ÉPOCA NA QUAL O NOVO PODER UTILIZARÁ AS VOSSAS PALAVRAS LIBERTÁRIAS PARA CRIAR UM NOVO PODER HOMOLOGADO, PARA CRIAR UMA NOVA INQUISIÇÃO, PARA CRIAR UM NOVO CONFORMISMO E OS SEUS CLÉRIGOS SERÃO CLÉRIGOS DA ESQUERDA"

Basta pensar em tudo o que se passa a nível da mentalidade dominante, da ditadura intelectual da esquerda, da forma como são tratados os que se opõem aos temas fracturantes, para verificar com tristeza a clarividência do grande escritor e realizador e como isto se tornou realidade...

Nota ainda mais pessoal: quando conheci o movimento Comunhão e Libertação, uma vez abrindo uma das revistas dei com um artigo em que era valorizado o próprio Pasolini e uns seus escritos. Em bom direitista reagi mal e resmunguei...depois lendo o artigo percebi a genialidade do carisma de D. Giussani e a beleza do cristianismo: no confronto com os outros, como aconteceu com Jesus, sempre que estava em face de alguém, o que procuramos é identificar aquela centelha de verdade, que existe no coração de todos os homens, aquela intuição justa, de homem verdadeiro, e a partir daí constrói-se um diálogo que nos revela a iminente e fascinante dignidade de cada pessoa com que nos cruzamos. Pouco importando em nós e nos outros toda aquela tralha de limites, preconceitos e pecados, com que, malfadadamente, nos privamos todos os dias de uma vida melhor e mais feliz.

Como dizia um amigo meu, espanhol, "digam-me se há lugar no mundo onde haja mais beleza e possibilidade de felicidade do que aqui [refiria-se à Igreja católica], é que, se houver, digam-me onde é porque eu vou para lá, porque a mim o que me importa é ser feliz...!"

Sem comentários: