segunda-feira, janeiro 28, 2013

Opus Dei no Diário de Notícias




Tenho seguido com atenção a série de artigos sobre o Opus Dei do Diário de Notícias. Por amizade com essa instituição e com os meus amigos que lhe pertencem. Por amor à Igreja e a tudo que dela faz parte, acho que é minha obrigação ficar a par do que é publicado. Mesmo se às vezes com sacríficio pelas incompreensões e preconceitos que leio a propósito. Mas enfim, é uma mortificação também e fica para desconto dos meus pecados e limites...

Até agora, dois dias passados, impressionou-me:

- a paciência da Obra a responder a tudo o que lhe é perguntado, mesmo se as perguntas que lhe são dirigidas, poderiam dar vontade de não o fazer (e a esse propósito é bonito ver o espanto que isso suscitou nos autores da reportagem)
- a incompreensão co-natural diria que muitas das coisas de Deus inevitávelmente suscitam perante quem não vê a partir de dentro, mas apenas de fora, sem afecto pelo que tem por diante, sem lhe pertencer de coração (sem o qual as coisas importantes não são visiveis como dizia Saint-Exupéry)
- o ódio que por vezes se constata em quem se lhe opõem. A esse propósito a entrevista de Pilar del Rio é impressionante e os insultos explícitos são até a "mais branda" forma dessa espuma da raiva...
- a beleza humana da sua presença no tecido social e educativo português, mas sobretudo na vida dos seus membros que transparece daqueles que lhe pertencem e prestaram declarações ao jornal
- a unidade da Igreja católica que transparece no tom geral das declarações de membros da hierarquia e responsáveis eclesiais chamados a pronunciar-se sobre o Opus Dei.

Se houve alguma coisa da Obra que me desiludiu lendo estas reportagens? Sim, confesso. O Vigário em Portugal, Monsenhor Espírito Santo (foto acima), é benfiquista...! Mas enfim, é o problema das matérias que são da responsabilidade pessoal de cada um...;-)

6 comentários:

alexandrachumbo disse...

Fantástico artigo, e termina de forma brilhante, mesmo! Não fosse eu uma sportinguista convicta!

Anónimo disse...

Muito bem escrito! Concordo com tudo, parabéns.

Fernanda Raposo disse...

Obrigada por ter posto por palavras os meus sentimentos em relação a estes artigos do D.N.

Maria disse...

Gostei imenso deste post. Só é pena não estar no Diário de Notícias, mas ali as notícias são mais "bate-bolas-e-não-acerta".

Antonio Pinheiro Torres disse...

Muito obrigado por estes comentários. Correndo o perigo de, a alguns, estragar a boa impressão deixada, devo, por amor à verdade, confessar que a nota final saiu igualmente do meu coração, na sua parte portista...! ;-)

Luisa disse...

Somos o que somos??Podendo melhorar de dentro para fora. Que o vento sopre na montanha das nossas almas.
www.ninhodofalcao.blogspot.com.

Bem-hajam.
Luisa Freire