sábado, março 24, 2012

Inicio do Congresso do PSD

Inicio do Congresso do PSD: é como o encontro de uma grande família. Amigos, conhecidos, rostos que se cruzam com frequência. Gente do norte e do sul, de muitas origens sociais, económicas e culturais. Pertenças ideológicas diversas e diferentes confissões religiosas com predomínio acentuado do catolicismo (militante ou de hábito ou de nome). Todas as idades e sexos apenas dois (por mais que se esforce a ideologia do género, não há mais do que esses...;-) Alguns muito importantes, a maioria modestos militantes. Uns com muita história no partido e muitas histórias nas suas lutas internas, outros a iniciar o caminho e alguns com poucos anos (é o meu caso: 7 anos de filiação). Ministros, quadros importantes do Estado ou membros de gabinetes, autarcas (muitos, muitos), profissionais (funcionários) do partido, e (dominante) as célebres bases.

Jornalistas interessados e outros distraídos. Muitos fixos no acessório, outros no essencial. Ás vezes não se percebendo se quem faz a importância é a comunicação social ou se esta se limita a reconhecê-la. Deve ser as duas ao mesmo tempo...?

Uma agenda rica: aprovação novo programa (hoje à noite), alteração de estatutos (amanhã de manhã), moções e intervenções livres (amanhã à tarde e noite). Isto promete porque está de facto em causa o fundamental. Vai ser cansativo mas certamente interessante. Problema: este fim-de-semana não vai dar para dormir...:-(

Olhadela rápida pela documentação distribuída: um caderno com o regulamento do Congresso, a Proposta de Estratégia Global (do presidente do partido), Propostas de Alteração Estatutárias (quatro: da direcção nacional, da JSD, da Distrital de Lisboa e uma das bases, liderada por Paulo Ribeiro, que subscrevo), Propostas Temáticas (16) muito variadas e lista de Delegados e Participantes. Além disso um quadro comparativo das propostas de alteração estatutárias, a proposta do novo programa e um brinde (um tapete de rato) do Partido Popular Europeu. Numa primeira revista:

- Moção da Madeira recheada de citações de São Tomás de Aquino  e de Enciclicas Papais, clara na questão dos costumes e da família, como é timbre de Alberto João Jardim
- Temas muito variados nas moções: emigração, ensino profissional, o distrito de Bragança, coesão territorial e poder local, juventude, família, turismo, etc.
- Produção cuidada dos materiais distribuídos e uma malinha para o transportar a condizer

Uma mais-valia: um bar no átrio contiguo à sala onde decorre o Congresso. Fundamental!

Sem comentários: