quinta-feira, novembro 01, 2007

O caso James Watson e a coragem de José Manuel Fernandes

No passado dia 21 de Outubro José Manuel Fernandes publicou um editorial de altíssima coragem sobre o caso James Watson.
Resumo com o destaque feito pelo jornal: "James Watson, um dos mais notáveis cientistas do século XX, disse que achava que os negros eram menos inteligentes. Pode ser o maior dos disparates, mas será sempre um disparate maior pretender silenciá-lo".
Num tempo em que a liberdade se vai esvaíndo e o pensamento ou é detido nas masmorras do politicamente dominante e correcto ou mesmo causa de perseguição efectiva (veja-se o caso Charrua, a Directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, a sede do sindicato na Covilhã, ou a "ordem" de Correia de Campos à Ordem dos Médicosno sentido de esta última modificar o seu estatuto deontológico), é muito importante cerrar fileiras em defesa daquele que é "o maior bem que os céus deram aos homens" (Cervantes em "D. Quixote").
Nota: ouvi dizer que Correia de Campos deu já instruções ao Ministério Público no sentido de mandar notificar um tal Hipócrates, habitante da Grécia, no sentido de que este corrija o juramento dos médicos, em conformidade com as leis da República portuguesa... ;-)

Sem comentários: