segunda-feira, novembro 19, 2007

Os erros de Al Gore: uma verdade inconveniente

Sempre achei que o pânico com o aquecimento global é como aquele dos anos 60-70 com a "explosão demográfica" (lembram-se?): geralmente um encadeamento catastrofista de alguns factos, outras teorias e muito desplante perante o método cientifico, acaba com mais disparates do que aqueles que visa prevenir e sobretudo ignora que há Alguém que está a tomar conta disto e por isso não há que desesperar...

Para além disso geralmente (perdoe-se-me a injustiça da generalização) a "indústria do pânico com o aquecimento global" é a mesma que investe ou faz vista grossa a todos os atentados à Vida e à Família. Por isso não tenho pachorra para a conversa quando ela surge lá em casa.

Esta notícia encontrada no Sol Online foi hoje por mim lida com júbilo às minhas filhas e sobrinhos que, não desfazendo, neste aspecto me parecem assaz moldados pela propaganda do poder...! :-)

"Reza" assim:

Uma Verdade Inconveniente
Juiz aponta nove erros a Al Gore
O Supremo Tribunal da Grã-Bretanha aponta vários imprecisões científicas ao premiado documentário do ex-vice-presidente dos EUA, sobre os perigos do aquecimento global. São nove os alegados erros de Uma Verdade Inconveniente

O documentário que ganhou o Óscar de 2007 na sua categoria, foi ontem criticado por um magistrado britânico, Michael Burton, que se opõe à apresentação integral do filme nas escolas inglesas.
Burton aponta «nove erros significativos» a Uma Verdade Inconveniente, que considera passíveis de induzir os espectadores a «alarmismos e exageros» sobre a realidade do aquecimento global do planeta.
Apesar de ter sido já alvo de reparos por parte de alguns activistas ambientais na altura em que foi lançado, estes erros foram desvalorizadas em nome do objectivo final do documentário – o alerta mundial para as alterações climáticas.
A decisão do Governo britânico de exibir o documentário nas escolas secundárias do país foi contestada e levada ao Supremo Tribunal por um director escolar de Kent, um condado próximo da capital.
Um dos erros apontados pelo Juiz Burton refere-se à afirmação de Gore de que o nível dos mares poderá aumentar seis metros «num futuro próximo», afirmação que considera «excessiva» e que, segundo o magistrado, contraria o consenso científico.
Apesar das falhas apontadas, o juiz ressalvou que o alerta central do filme – de que é urgente reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases poluentes produzidos pelo homem – deve ser considerado e discutido pública e governamentalmente.
Os nove erros de Al Gore
1- Não há provas que haja atóis do Pacífico a ser evacuados devido à subida das águas.
2 – É um exagero alarmista afirmar que o nível do mar poderá subir seis metros nos próximos anos.
3 - Não é provável que a corrente do Golfo esteja prestes a deixar de circular, lançando a Europa Ocidental numa nova Idade do Gelo.
4 - A coincidência exacta entre os aumentos das emissões de dióxido de carbono e as subidas da temperatura registadas nos últimos 650 mil anos, como afirma Al Gore, não existe.
5 - O derretimento da neve no Monte Kilimanjaro está longe de poder ser exclusivamente relacionada com a acção do homem.
6 - Não há provas da relação directa entre o desaparecimento do Lago Chad e o aquecimento global.
7 - São insuficientes as provas de que o Furacão Katrina seja consequência das alterações climáticas.
8 - Não há provas que os ursos polares estejam a morrer afogados por nadarem cada vez maiores distâncias em busca de placas de gelo. A verdade é que nos últimos tempos apenas foram encontrados quatro ursos mortos, por causa de uma tempestade.
9 - O desaparecimento de recifes de coral nos oceanos de todo o mundo não é consequência unicamente do aquecimento global. Há outros factores, como a poluição e a pesca intensiva.
Lusa/SOL

10 comentários:

Lys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Pinheiro Torres disse...

Caro Bernardo: obrigado pelo comentário. Acho que ficavamos todos mais "ricos" se a qualificação do que escrevo como "ignorante" fosse mais especificada (até correndo risco que assim é de facto :-)embora de parte significativa não seja eu o autor. Mas que comentários especificos te merece a decisão do tribunal inglês e a lista de erros apontados? Bora discutir a sério?
Um abraço
Antonio Pinheiro Torres

Lys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. E disse...

Caro António: Tenho algumas dúvidas sobre essa notícia que gostaria de partilhar. Como é que um juiz tem conhecimento cientifico aprofundado nessa matéria para poder apontar erros tão especificos e conjecturar sobre probabilidades? Como é obvio penso que ele se baseou na comunidade cientifica e portanto fica a duvida de que: Al Gore também se baseou na comunidade cientifica e penso que fez um trabalho de pesquisa e investigação muito superior a qualquer juiz há aqui alguma contradição de informação. Em todo o caso, penso que num assunto tão delicado como o nosso planeta não existe tal coisa como: Alarmismo excessivo! É um facto que a presença do Homem industrial está a provocar mudanças ecologicas importantes e pessoalmente não acredito em discursos baseados em probabilidades cuja origem me suscita muitas dúvidas. Não acha que vale a pena correr o risco de ser excessivo neste campo?!

Anónimo disse...

"O que nos coloca em encrencas não é o que não sabemos. É o que nós sabemos com certeza mas não é verdade."

lara disse...

Sim, concordo com o Bernardo. Voce é ignorante sim, quem é que causa poluiçao aqui? Somos nos. Quem destroi todos os dias um bocado da camada de ozono? Somos nos. Quem nao se interessa por este problema? Somos nos. Sim, somos nos os principais causadores das maiores catastrofes e acredito que o furacao Katrina foi uma delas. Explique-me como é que na China e na Indonesia há tantas inundações e explique-me tambem porque é que o nivel medio das aguas do mar está a aumentar. Nos vemos este documentario e dizemos 'oh, isto esta mesmo mau, têm que fazer alguma coisa. Têm? quem? eles? que eles?' isto é o pensamento de uma pessoa que diz coisas como você e a estas pessoas costumamos chamar ignorantes :)

Anónimo disse...

Lara... é impossível levar seu comentário a sério!! Aprenda um pouco de português. Eis uma dica de por onde começar: diferença entre maL e maU.
É inaceitável que uma pessoa sem o MÍNIMO conhecimento sobre a língua portuguesa possa fazer críticas tão sérias a um problema tão complexo. Se você escreve dessa maneira, acredito que tenha dificuldade para ler e interpretar textos.
Acredite, é mais bonito dizer que é uma ignorante do que cotinuar com essas ideias estúpidas!
Leia! Procure entender o que acontece com o planeta! Algumas aulas de geografia não te deixarão NEM PERTO de compreender o que é o aquecimento global.


E nosso planeta vai ficar nas mãos desse tipo de gente! Que fala e crítica sem embasamento teórico. Ridículo!!

Quanto ao filme, parecia mais uma propaganda partidária.
Ótimo texto Antonio. É imensamente interessante saber e estar ligado no que as outras pessoas pensam sobre o futuro do planeta; porém, respeito e informação de qualidade são fundamentais para evitar constrangimentos.

Anónimo disse...

Posso argumentar cada um dos pontos a que chamas "erros de Al Gore".
1- Não há provas mas não significa que não tenha acontecido;
2- Se a temperatura média global aumentar quase exponencialmente o que achas que vai acontecer?
3- A mim pareceu-me que ele apresentou este ponto como uma possibilidade, e segui-se por padrões cronológicos
4- É completamente mentira! coincide quase perfeitamente! mas é óbvio que temos de considerar outros factores que influenciam
5-Ele não mencionou exclusivamente mas atribuiu em grande parte a culpa à poluição
6- O lago Chad encontrava-se numa zona já isolada e por este mesmo factor o aquecimento global contribuiu para o desaparecimento
7-Insuficientes talvez naquela altura acho que agora está mais que provado
8- Os dados de hoje em dia comprovam-no!
9- A poluição também causa aquecimento global!

Caro Blogger a ciência é metade suposições metade provas e não te ocorreu em nenhum momento que o Al Gore pode não ter podido divulgar toda esta informação devido à politica e que muitas vezes factos como estes dão jeito ao governo de manter escondidos?

Unknown disse...

O mar vai subir 6 metros? Hummm...Aí o Nobel, Sr Al Gore, compra uma milionária mansão à beira-mar em Montecito, Califórnia? Esse pilantra pode ser tudo, menos burro, como quem lhe dá ouvidos...