domingo, novembro 18, 2007

O Papa e a crise actual da Igreja

Neste momento em que tantos julgando saber de tudo se pronunciam sobre o significado do que o Papa disse aos Bispos portugueses é bom recordar este despacho da Zenit de 7 de Dezembro de 2006:

Resposta à crise atual da Igreja, segundo Papa

Anunciar a grandeza do amor de Deus que se experimenta na oração

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 7 de dezembro de 2006 (ZENIT.org).- A resposta à crise que a Igreja experimenta, particularmente no Ocidente, consiste em anunciar e fazer redescobrir a grandeza do amor experimentada na oração, considera Bento XVI.
O Santo Padre analisou com os bispos suíços os desafios da evangelização hoje em várias reuniões que manteve entre 7 e 9 de novembro, que vieram a Roma para concluir sua visita qüinqüenal «ad limina apostolorum», interrompida em 2005 pela doença de João Paulo II.
Suas duas intervenções, assim como uma homilia, são sumamente reveladoras, pois o Papa as pronunciou sem papéis, em sua língua materna, o alemão. Posteriormente, foram traduzidas pela Santa Sé (podem ser vistas na seção de documentação do serviço deste 7 de dezembro de Zenit).
O Papa começou sua intervenção conclusiva com uma profissão de humildade, ao explicar que não havia encontrado o tempo para preparar seus discursos como ele queria: «apresento-me com esta pobreza, mas talvez ser pobre em todos os sentidos convém também a um Papa neste momento da história da Igreja».
«Em todo caso, agora não posso pronunciar um grande discurso, como conviria depois de um encontro com estes frutos», afirmava. Para enfrentar a crise atual da Igreja, recordou que «quando ia eu para Alemanha, nas décadas de 1980 e 1990, me pediam entrevistas e sempre me davam por antecipado as perguntas». «Tratava-se da ordenação de mulheres, da anticoncepção, do aborto e de outros problemas como estes, que voltam continuamente à atualidade», explicou. «Se nos deixamos arrastar por estas discussões, então a Igreja se identifica com alguns mandamentos ou proibições, e nós somos etiquetados de moralistas com algumas convicções passadas de moda, e a verdadeira grandeza da fé não se aprecia», constatou. «Por isso -- assegurou --, creio que é fundamental destacar continuamente a grandeza de nossa fé, um compromisso do qual não devemos permitir que essas situações nos afastem.» Desde esta perspectiva se entendem os grandes documentos deste pontificado, em particular, sua encíclica «Deus caritas est» e o anúncio para a primavera de um livro centrado em Jesus.
«Deus é “Logos” e Deus é “Amor”, até o ponto de que se fez totalmente pequeno, assumindo um corpo humano, e ao final se entregou como pão em nossas mãos», explicou.
«Sabemos que Deus não é uma hipótese filosófica; não é algo que “talvez” exista; mas que nós o conhecemos e ele nos conhece. E podemos conhecê-lo cada vez melhor se permanecermos em diálogo com Ele», indicou.
Por isso, propôs, a pastoral deve ter como «missão fundamental ensinar a orar e aprender pessoalmente cada vez mais».
«Muitos buscam a meditação em alguma outra parte, porque pensam que no cristianismo não podem encontrar a dimensão espiritual -- constatou. Nós devemos mostrar-lhes de novo que esta dimensão espiritual não só existe, mas também é a fonte de tudo.»
«Com este fim, devemos multiplicar essas escolas de oração, onde se ensine a orar juntos, onde se possa aprender a oração pessoal em todas suas dimensões: como escuta silenciosa de Deus, como escuta que penetra em sua Palavra, que penetra em seu silêncio, que sonda sua ação na história e em minha pessoa.»
«Este íntimo estar com Deus e, portanto, a experiência da presença de Deus, é o que nos permite experimentar continuamente, por dizer assim, a grandeza do cristianismo, e depois nos ajuda também a atravessar todos os detalhes que, certamente, devemos viver e realizar, dia a dia, sofrendo e amando, na alegria e na tristeza.».
© Innovative Media, Inc.

Sem comentários: