Hoje no Diário de Notícias (artigo de Fernanda Câncio) é lançada a discussão sobre a legalização das casas de passe ou da prostituição. O debate surge periodicamente e também teve lugar quando eu estava no parlamento (entre 2002 e 2005). Recordo particularmente uma conversa que então tive com a Inês Fontinha (da Associação O Ninho) e um debate com a JSD sobre o assunto.
O que então mais me impressionou foi o contraste entre uma visão "romantizada" (no caso da JSD "enebriada" com as reportagens sobre umas "universitárias" simpáticas que completavam assim a mesada escassa da família...) ou descarnada (isto é sem ter presente a violência, brutalidade e desumanidade da prostituição, mesmo quando exercida de forma "livre") dos adeptos da legalização e a visão lucida, realista, experimentada, feita de amizades, memórias, encontros e aflições, da Inês Fontinha e seus companheiros de percurso. O contraste entre a teoria e a realidade.
Foi o diário da acção política de um deputado do PSD, eleito por Braga, e agora é-o de um cidadão que desejando contribuir activamente para a organização do bem comum, procura invadir esse âmbito (da política) com aquele gosto de vida nova que caracteriza a experiência cristã. O título "POR CAUSA DELE" faz referência ao manifesto com o mesmo título, de Comunhão e Libertação, publicado em Janeiro de 2003 (e incluído no Blog).
quarta-feira, novembro 14, 2007
Prostituição: teoria e realidade
Etiquetas:
casas de passe,
diário de notícias,
fernanda câncio,
inês fontinha,
JSD,
legalização,
o ninho,
prostituição
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário