segunda-feira, janeiro 02, 2012

Asia Bibi e liberdade religiosa

Noticia hoje o Público que Manuela Eanes promoveu uma recolha de assinaturas de mulheres portuguesas a favor de Asia Bibi, uma cristã paquistanesa que está presa por esse motivo e condenada a pena de morte. O que me faz voltar ao tema da liberdade religiosa. Ao tema das graças que temos de dar a cada ida à Missa ou em cada acto religioso em que participamos, por o podermos fazer em liberdade!

Na verdade para tantos isso é impossível ou porque proibido, ou porque nem tem essa hipótese (devido à distância e/ou escassez de sacerdotes e/ou Igrejas dizimadas no sentido integral do termo) ou então uma probabilidade, certa ou remota, de morte (como aconteceu na Nigéria no dia de Natal)...

Por outro lado olho para estas fotografias (que publico abaixo, a primeira dela e a segunda dela, de Burka por imposição das autoridades numa sessão do tribunal, com as filhas agarradas a ela) e pergunto-me como sou, como somos, capaz de levar a minha vida normalmente e não estar a manifestar-me em frente à Embaixada do Paquistão, ou a promover uma campanha de postais dirigidos às autoridades daquele país, ou a divulgar as petições online em sua defesa, levar por diante Vigilias de Oração pela sua liberdade, etc. Isto é, como podemos ser indiferentes às circunstâncias dolorosas da falta de liberdade religiosa, quando incomodar-nos com o assunto seria o minimo da gratidão que deveríamos testemunhar por gozarmos essa mesma liberdade...!

É verdade estou metido em muitas campanhas e iniciativas e haverá talvez um limite para esses empenhos, mas cheira-me vou, vamos, ter muitas contas a prestar a Deus quando lá chegarmos pelo pouco que damos...!?


Sem comentários: