Candidatos republicanos disputam hoje primária em New Hampshire - EUA
Candidatos republicanos disputam hoje primária em New Hampshire - EUA
Concord, New Hampshire, 10 jan (Lusa) - Cerca de 250 mil eleitores votam hoje nas primárias do Partido Republicano dos Estados Unidos em New Hampshire (nordeste), segunda etapa no processo de escolha do candidato que vai disputar a presidência com Barack Obama a 06 de novembro.
Segundo os inquéritos de opinião e a maioria dos analistas, o favorito é o ex-governador do Massachusetts Mitt Romney, que venceu o 'caucus' do estado de Iowa há seis dias.
Num segundo lugar muito próximo surge o deputado da Câmara dos Representantes Ron Paul, terceiro mais votado na assembleia partidária do Iowa, seguido do ex-senador Rick Santorum, que no Iowa obteve apenas menos oito votos que Romney.
Santorum admitiu que apesar da sua crescente popularidade e recolha de fundos é pouco provável uma vitória em New Hampshire, mas assegurou que não se vai retirar da corrida e aposta nas primárias da Carolina do Sul, a 21 de janeiro.
O ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, deverá ficar em quarto lugar, seguido do ex-governador do Utah Jon Huntsman.
A votação, que vai decorrer entre as 13:00 e as 19:00 locais (18:00-00:00 TMG e Lisboa), realiza-se num contexto eleitoral muito diferente do 'cacus' do Iowa, embora suscite igual atenção mediática dado tratar-se das primeiras primárias propriamente ditas.
Uma das características que distinguem as primárias de New Hampshire é serem "abertas", ou sejam, permitirem a participação de votantes não registados junto de nenhum partido.
Nesse sentido, e depois de no Iowa terem dominado os republicanos mais conservadores, no New Hampshire devem ter maior influência os independentes e os moderados.
MDR.
Lusa/Fim