Hoje numa entrevista no Público o Teólogo e ex.sacerdote José Maria Castillo afirma que "O Papa não deveria ser chefe de Estado. Isso não faz parte da fé"...
A primeira afirmação está errada, a segunda provavelmente certa. Porquê (está errada a primeira)? Porque ignora que a existência do Estado do Vaticano (e a concomitante consequência de o Papa não ser súbdito de nenhum país) é uma garantia da Liberdade da Igreja Católica e assim serve-se a liberdade não apenas desta e dos católicos de todo o mundo mas de todos aqueles que professam qualquer fé ou não...!
Duas outras observações:
A entrevista merece ser lida (mostra a diversidade da Igreja mas também ao que conduz certas atitudes intelectuais e quais as consequências de algumas experiências religiosas) e só é pena não haver a possibilidade de a discutir quase ponto a ponto (por falta de tempo e oportunidade).
Não é o caso da afirmação acima mas lendo a entrevista recordei-me de um amigo meu Padre que me observava um dia que nunca nenhuma heresia nasceu do povo crente. Foram sempre teólogos os seus autores...;-)
Foi o diário da acção política de um deputado do PSD, eleito por Braga, e agora é-o de um cidadão que desejando contribuir activamente para a organização do bem comum, procura invadir esse âmbito (da política) com aquele gosto de vida nova que caracteriza a experiência cristã. O título "POR CAUSA DELE" faz referência ao manifesto com o mesmo título, de Comunhão e Libertação, publicado em Janeiro de 2003 (e incluído no Blog).
terça-feira, janeiro 03, 2012
O Estado do Vaticano é uma garantia da liberdade religiosa!
Etiquetas:
Estado do Vaticano,
fé,
heresias,
José Maria Castillo,
liberdade religiosa,
Papa,
Teólogos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário