segunda-feira, janeiro 30, 2012

A extinção do MEP

Noticia hoje o Público a extinção, como partido político, do MEP. As razões estão aqui.

Impressionou-me na tentativa a qualidade e inovação da mesma (intervenção política muito centrada nos aspectos sociais, materiais produzidos, iniciativas e presença digitais, etc.), a originalidade de algumas ideias e a frescura de alguns posicionamentos como o de candidatar Laurinda Alves ao Parlamento Europeu, mas também:

a) Como beneficiando ao principio de boa imprensa, depressa esta os pôs de parte (não os levando ao colo como aconteceu em seu tempo com o BE e como muito bem observou uma vez José Miguel Júdice) e

b) A reacção dos eleitores, sempre a queixar-se "dos mesmos", mas que depois não acolhem estas novas propostas como aconteceu com o PPV ou com um outro de que, peço desculpa, já não me lembro do nome...

Ou seja: mesmo uma coisa bem pensada, não conseguiu romper este sistema partidário que se encontra completamente petrificado. Por quanto tempo?

Com a liberdade de quem não esteve no MEP nem votou nele, ficam os parabéns a quem o levou por diante e a certeza de que quem o fez, mais tarde ou mais cedo, dará cartas, neste âmbito ou em outros, e com isso beneficiará o país e o sistema democrático.

Sem comentários: