domingo, janeiro 08, 2012

Católico e maçon? Uma contradição nos próprios termos

Fonte (com a devida e grata vénia à lista É o Carteiro! ;-)

Excertos de uma entrevista a Mgr. Rey Bispo de Fréjus - Toulon




Poderia resumir a posição da Igreja?

A posição da Igreja, desde que a questão se pôs pela primeira vez,
é que não é possível pertencer a uma loja maçónica e ao mesmo
tempo professar a fé católica.


A pertença à maçonaria é a adesão a um sistema de pensamento
que se inscreve no relativismo, na negação do papel da graça de
Deus na relação com o esforço do homem
, num sistema que relativiza
também o lugar da Igreja, e que pode ser definido como a exaltação
de uma inteligência privada do amor. É uma nova forma de gnosticismo.

Para os maçons, a verdade é considerada insusceptível de ser conhecida;
enquanto na fé católica ocupa o centro.

De fato, para os maçons, não há verdade absoluta. Tudo parte da
inteligência do homem
, da explicação de que o homem dá de si mesmo e
do sentido das coisas.

A vida já não é recebida; é construída. É ao homem que compete
transformar o mundo através do conhecimento íntimo das leis do
universo (é a visão do arquiteto), é o homem que se salva pela sua
inteligência, ele não precisa de Deus.


O recurso a Deus passa então a valer mais como uma emoção interior
do que como uma graça; enquanto, para nós cristãos, é o principal alento
para a nossa ação.

Que respostas pode a Igreja dar para o desafio posto pela maçonaria?

Eu julgo que a Maçonaria desafia a Igreja em quatro pontos.

·      Primeiro, a necessidade de criar grupos de reflexão,
      de pôr em ação a pastoral da inteligência.

·      Segunda coisa, a ritualização: a dessacralização que podemos
      encontrar num ou noutro espaço eclesial, numa comunidade
      ou noutra, faz que se tenham procurado simbólicas alheias,
      que se tenham utilizado outras reservas simbólicas

·      A terceira coisa é a fraternidade: a experiência de uma comunhão
      entre pessoas
, não apenas na ordem da experiência espiritual,
      interior, mas uma reflexão construída e compartilhada por todos.

·      Acrescentaria, ainda, a formação de uma elite: é preciso libertar-se
      do elitismo iniciático das lojas, que muitas vezes são também redes
      de influência, mas precisamos nos dias de hoje de formar uma elite
      verdadeiramente cristã, de pessoas que fazem uma autêntica
      experiência de Cristo
e que nos seus talentos, competências e redes
      expressam uma mensagem que se pretende universal, onde os pequenos
      e os pobres têm um lugar central.

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